Dia 26 de abril, o dia escolhido para render homenagens aos goleiros. Favor não confundir os goleiros que gostam de "goles", que também devem ser respeitados nos seus desejos. Mas, no momento, falo é do goleiro, aquele que debaixo das traves de um campo de futebol, tem a difícil missão de defender seu time de ferozes ataques adversários.
Parabéns a todos que lutam com garra, para livrar o seu clube da fúria adversária, uns amadores que não usaram noutros tempos, a luva que hoje ajuda e muito nessa árdua tarefa, outros todo equipado - chuteiras especiais, luvas - Debaixo dos paus, naquel pedaço do campo que não nasce grama, maldito gol, delimitado pelas pequena e grande áreas, alí está ele, o goleiro que não pode falhar. As defesas 'impossíveis" durante quase todo noventa minutos de jogo, pode se transformar num côro vindo da torcida, se houver um vacilo no minuto final...frangueiro, frangueiro...afinador...
Nem mesmo as traves e a baliza da do guarda metas escapam, ora auxiliam o grande guerreiro, evitando um gol, ora traem o número um do jogo de futebol, deixando o rebote nos pés de um grande artilheiro, ou mesmo, rebatendo nas próprias costas...a morrer no fundo das redes.
Estórias e histórias são muitas, o importante que hoje é o dia do goleiro e antecipadamente peço desculpas, caso o nome de algum desses heróis não apareçam na lista, pelo natural lapso da memória.
Nos gramados raul-soarenses, muitos desfilaram com garbo juvenil a serviço de nossos clubes. Gostaria hoje de poder cumprimentar alguns e prestar homenagens póstumas, a outros, que pela pressa do elevador, mudaram para o andar de cima, mas não são esquecidos, muito pelo contrário. Ao saudoso Geraldinho Comodoro que defendeu as cores do Operário, José Cláudio S.Guimarães - nosso eterno Jabuti - que defendeu as cores tanto do Operário como da Associação e recentemente Cassiano, falecido na vizinha Abre Campo, por muitos anos defendeu as cores da Associação, João Eugênio pelo Operário, as homenagens desse sítio.
Não sei por onde andam todos outros e como estão, mas, também merecem as homenagens seja lá onde estiverem: Paulinho Fidélis, Itamar Pedra, Benício, Walter F.Pereira, Benjamim, Eraldo Rocha, José Carlos Matheus, Sinfroninho, Valeriano, Toninho Matheus, Guto Matheus, Maurício -"Dengo", que se profissionalisou - Markin Kanibal, Ronaldo, Tute, Elmo, Joubert , Ramon - puxa saco heim - e...me desculpem, são tantos, e por favor sintam homenageados também.
Aos mais jovens que estam começando, homenagens sem citar nomes, aos que defendem as cores do time da Cachoeira, do Operário, das escolinhas de futebol e dos distritos.Parabéns a todos!