sábado, 16 de junho de 2012

Amanhã, 17 de junho 2012, completa 50 anos da conquista do bi-campeonato mundial de futebol pela seleção brasileira. A fotografia não mostra Pelé que estava contundido, não jogou a semif-final contra o Chile e nem a final contra a Tchecoslováquia.
A semi-final foi disputada contra os donos da casa, o Chile que foi abatido por 4 x 2. Amarildo, Vavá e Garrincha deram conta do recado no ataque canarinho, suprindo os gols na falta da grande revelação, Pelé, como disse acima, machucado por ter sido literalmente caçado em campo;
Esse jogo da semi-final contra o Chile é recheado de fatos curiosos. No dia do jogo, Paulo Machado, chefe da delegação, bem cedo, escolheu uma padaria por perto do hotel onde se concentrava a selelção, comprou pães, mortadelas e serviu para os jogadores no café da manhã e também no almoço. O time não podia correr o risco de "sabotagem alimentar", afinal, a rivalidade entre as duas selelões sul americanas era latente. Dando prosseguimento às preventivas do chefe, a delegação seguiu de trem para o estádio e desembarcou duas estações antes do final do trajeto, fazendo o restante do percurso de ônibus. Tudo isso valeu, afinal os canarinhos derrotaram os chilenos por 4 x 2, com 2 gols de Mané Garrinhca, diante de um público superior a 80.000 torcedores.
Para a final contra a Tchecoslováquia, os embaixadores do futebol brasileiro, João Havellange então presidente da antiga CBD, hoje CBF e o Chefe da Delegação Paulo Machado, arquitetavam planos para colocar Garrinhca em campo - foi expulso no final do expediente, quando deu um chute na bunda do chileno, dizendo que era brincadeira. Sem Pelé lesionado e Garrincha expulso, estavam diante de um grande problema. Naquela época a expulsão não excluia o atleta do próximo jogo, teria que haver um julgamento para interpretação da súmula. O JEITINHO BRASILEIRO FALOU MAIS ALTO E GARRINCHA JOGOU A FINAL, MARCANDO NOVAMENTE CONTRA REDES ADVERSÁRIA.
Dizem que uma cifra em torno de dez mil dólares fez parte da negociação que fez dar sumiço no bandeirinha uruguaio que deveria ser a testemunha e o árbitro auxiliar que foi o interlecutor. Deu-se a hora do julgamento e a testemunha chave havia desaparecido, uns dizem que foi para Paris, outros dizem que retornou ao Uruguai e, tem que afirma que a comissão brasileira deu um jeitinho de escondê-lo em outro hotel na capital chilena. Existe ainda uma versão de que o bandeirinha reclama a outra metade do pagamento até hoje. Bom, o interlocutor também se interessou pela sua parte, muito justa por sinal, ele foi o intermediador da negociação.
O Brasil entrou em campo com o gênio da camisa 7, Mané Garrinha e o Brasil derrotou a Tchecoslováquia por 3 x 1, trazendo para a galeria nacional o bi-campeonato, conquistado no chile no dia 17 de junho de 1962. Parabéns pelo cinquentenário do Bi, heróis canarinhos!

Nenhum comentário: