quinta-feira, 28 de maio de 2009

Belo Horizonte seduz

Belo Horizonte é ainda mais sedutora nessa época de outono/inverno. Durante o ano são inúmeros eventos, incluindo o corredor da moda fashion, musical, feiras diversas. Motivos é o
que não faltam aos mineiros e visitantes para prorrogar os dias pela capital mineira.
Enfim, soma-se a tudo isso, o esporte, teatro, festas juninas, serestas pelos bairros, principalmente no Santa Tereza. A capital revive o interior e com intensidade.
Na boca de todos ecoa um só canto: "Minas não tem mar, mas tem bar". E, para comemorar a saga do bar, um evento que extrapola interesses nas fronteiras, mexe com todos, é o já famoso concurso "Comida di Buteco", não é saga, é a pura realidade.
Sem concurso já é necessário uma grande performance para enfrentar o corredor da gastronomia mineira, imaginem durante um evento extraordinário tipo "Comida di Buteco".
Em cada esquina um aperitivo surgido de um polido trabalho nos famosos engenhos do interior, um prato especial, um tira-gosto que não tira nada, aliás, só acrescenta. No mercado central, o tradicional fígado de boi acebolado e com jiló. Para quem ainda não sabe, o amargo do jiló atinge diretamente a hipófise e se transforma no antídoto para o mau humor, contra o stress, é so provar.
Cada canto um bar, um boteco com iguarias de deixar a boca cheia d'água. Feijão tropeiro, arroz carreteiro, bobó de inhame com frango, vaca atolada, canjiquinha, mandioca com carne de sol, picadinho de boi ou porco acebolado, costelinha acompanhada de ora-pro-nobis (no tempo da minha avó, era lobrobô mesmo...hehehe) e até mesmo uma suculenta feijoada. Farofas e torresmo prá todos lados, claro, a cachaça, sem deixar de provar o frango com quiabo ou ao molho pardo, servido com angu mole (polenta né), uma pena que ainda não conhecem a nossa Fubarina Santo Antonio daqui de Raul Soares, o prato certamente teria um toque ainda melhor. Para essa maratona, é bom que se tenha um bom fígado, apetite considerável, no mais, boa degustação para quem se aventurar nesse mundo mineiro da capital Belo Horizonte.

Nenhum comentário: