segunda-feira, 2 de março de 2009

Em homenagem as mulheres



HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O dia 08 de março tem um significado especial para as mulheres, abrange as lutas femininas, a importância da data e sua comemoração. A mulher brasileira nesse contexto mostra sua participação política e seu papel na sociedade.

O dia 08 de março – No ano de 1857, na cidade americana de Nova Iorque, operárias de uma fábrica, realizaram uma enorme greve, ocupando as dependências da empresa e apresentaram diversas reivindicações. Dentre as reivindicações exigiam melhores condições de trabalho, como por exemplo, redução da carga diária de trabalho para dez horas, pois os patrões lhes impunham dezesseis horas; equiparação salarial com os homens, pois, as mesmas recebiam até um terço do salário de seu semelhante para executar as mesmas tarefas, além de tratamento digno no ambiente de trabalho.
Esse movimento foi reprimido com violência satânica, e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica que em seguida foi incendiada. Ato desumano da história que macula ainda mais com o registro de aproximadamente 130 mortes de tecelãs por carbonização.
Somente em 1910, na Dinamarca, durante uma convenção, ficou estabelecido que o oito de março, tornaria o “Dia Internacional da Mulher”,homenagem às mulheres que morreram na fábrica americana, no ano de 1857. Porém, a data realmente foi oficializada pela ONU – Organização das Nações Unidas, somente em 1975, durante uma convenção.
A data do “08 de março” não pretende apenas comemorar, pois, em vários países ocorreram conferências, debates e reuniões com objetivos que se encontravam na esteira de um dia, quem sabe, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Houve avanços, mas, há muito que se fazer para mudar de fato a história.

AS BRASILEIRAS E SUAS CONQUISTAS – Uma conquista importante da mulher brasileira se noticia no ano de 1932, precisamente no dia 24 de fevereiro. Um marco para a história. Após anos de reivindicações, lutas e discussões, as brasileiras conquistaram o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Parabéns mulheres, rainha do nosso mundo.

Nenhum comentário: