quarta-feira, 11 de março de 2009

A crise (?) no Brasil

Afinal quem é a tal de “crise” que afeta o mundo e, dizem uns que ela chegará ao Brasil, outros já dizem que aqui não tem espaço pra essa danada.
Ora, ora, é a crise que ataca a economia e as finanças em todo o mundo. Tudo bem, mas porque que ela tem que estar no mundo inteiro? É essa coisa de globalização. Ah, deixa prá lá. O brasileiro há poucos anos convivia com crise de tudo quanto é coisa. Deu uma guinada e a economia apresentou indícios de estabilização. Então se a coisa voltar, o jeito é dar o famoso “jeitinho” brasileiro.
No final, com ou sem inflação alta, de qualquer jeito, a conta sempre sobra pro povo pagar.
Claro, o povo brasileiro é bonzinho, afinal aqueles homens de gravatas que rondam Brasília, sempre estão de prontidão, orando e resolvendo os problemas da nação. Quando há suspeita de corrupção, instalam uma CPI e tudo é resolvido. Deputados e senadores são cassados, muita gente é presa e o dinheiro aparece. Vocês viram pela televisão não viram? Vários deputados e senadores foram cassados através das CPI que foram instaladas: a do mensalão, a do mensalinho, tráfico de influência, abuso do gasto com cartão corporativo e outras várias que acabaram por lotar nossos presídios. Acabou gerando desemprego, afinal vários políticos perderam seus cargos.
Então, se a coisa é assim, acredito mesmo que a crise chegou de fato ao Brasil. Só que essa crise já está enraizada no país, há um bom tempo. É a crise institucional, onde se vê embromação prá todos os cantos. Parlamentares com suas emendas individuais facilitam a corrupção, facilitam o extravio das verbas públicas que culmina com a crise do ensino público, a crise da saúde, a crise do sistema prisional, a crise que não deixa revisar o Código Penal, a crise que acha bonito o Estatuto da Criança e Adolescente.
É tanta crise e ainda tem a crise da falta de segurança. Não dão segurança nem nos quartéis, nem na fábrica de material bélico, nos fóruns dos Tribunais de Justiça, de onde a bandidagem consegue invadir e surrupiar armamentos pesados. Até quando irá essa ladainha. Talvez até quando tivermos por aqui um grumo parecido com o “Hamas” comandando o país.
Acorda Brasil.

Nenhum comentário: