sábado, 30 de agosto de 2008

Clube dos Peladeiros Empossa Nova Diretoria

Roberto da Costa Luz, ex-presidente, empossado secretário, redigindo a ata do processo eleitoral e respectiva posse da nova diretoria.



Da esquerda para a direita : Newton Monteiro de Castro (Vice-presidente), Itagiba Lopes Filho(Tesoureiro), Geraldo de Souza Lima Júnior- Junhinho (Presidente) e José Geraldo Resende - Jacaré -(IIº secretário). Além dos sócios em pose para o blog, fazem parte da diretoria que irá reger os destinos da Sociedade Esportiva Clube dos Peladeiros no período de agosto/2008 a agosto/2010: Roberto da Costa Luz, Waldyr Dias Vieira, Cielito Sérgio Basso e Antonio Martins Costa (Nanau).

A nova diretoria foi eleita e empossada no início do mes de agosto do corrente ano e já para a primeira semana de setembro, está previsto o início do torneio de futebol bretão, coordenado pelo diretor de esportes "Nanau".

O presidente Juninho fez pose para o "click" em estilo de fazendeiro do pantanal, prometendo combater a caça ao Jacaré, o de camisa goiaba logo ao seu lado.
Diretores de esporte e social estudam a promoção interna do primeiro torneio de truco... Parabéns ao clube, diretores e associados.




sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dia Nacional de Combate ao Fumo





Vinte e nove de agosto, dia especial, dedicado nacionalmente ao combate ao fumo.
Opiniões de estudiosos dizem que o aumento do preço do cigarro ajuda inibir o vício, principalmente nas camadas mais jovens. Na realidade não sabemos até onde essa conclusão é verdadeira, pois, como nosso país é campeão na cobrança de impostos, um produto com preço aviltado, indiretamente contribui para uma maior arrecadação via carga tributária. E, pior ainda, mais indiretamente ou mesmo diretamente, serve para os nobres deputados e senadores fingirem que trabalham lá em Brasília, ao passo que lhe são abertos novos horizontes para desvio de verbas. Daí a pergunta: maiores preços vem inibir o vício ou engordar ainda mais a improbidade da grande massa de imorais homens públicos que andam por ai?
Acredito que o investimento maior deveria ser na educação, via escolas, principalmente no ensino fundamental. Logicamente o tempo para estudos deveria ocorrer em tempo integral em todas as escolas, seja pública, seja privada. Partindo desse princípio, poderíamos obter, num prazo médio, uma nação jovem mais consciente, que viria ter capacidade de discernir o bom do mal, enquanto hodiernamente, nossos jovens são levados pela publicidade capitalista.
O cigarro é uma droga lícita comercializada facilmente nos pontos de vendas e a fiscalização é satânica ao fingir que fiscaliza. Menores de idade compram livremente esse “bastonete nicotínico”, sem que os comerciantes sejam molestados ou punidos pelos que deveriam fiscalizar em nome da lei. Com isso, o vício surge precocemente, pois deixa ao adolescente a sensação de status.
Poucos sabem, mas, na composição final de um cigarro é encontrada centenas de aditivos químicos e alguns deles tão tóxicos que são proibidos de serem despejados em aterros.
A fumaça do cigarro torna atraente ao fumante ativo e até mesmo ao passivo, porém, aquela espiral fumegante está repleta de substâncias nocivas à saúde, dentre elas, acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido, várias delas cancerígenas.
Por favor, me deixem respirar!
.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A voz que vem dos palanques



Cinco de outubro se aproxima e sabemos que a data é reservada para o pleito municipal para escolha do futuro prefeito e câmara de vereadores de todos os municípios. As campanhas eleitorais começam a tomar forma, podendo esquentar um pouco, a partir de setembro.
Uma pena que geralmente as propostas são poucas e as críticas ou fofocas tomam conta, afinal, a boataria diz que uma boa parcela dos políticos faz crer que o eleitorado é bobo ou analfabeto.
Vamos torcer para que não seja assim e, que os comícios sejam direcionados com seriedade e respeito aos eleitores.
Nesse toma lá dá cá, já se cataloga algumas palavras de candidatos ou simpatizantes ao seu dileto público do momento.
A voz que vem dos palanques em certas ocasiões leva ao entendimento contrário ao pensamento dos políticos: o povo não é bobo, além de ser inteligente sabe que existe políticos ou coisa parecida e, que eles sim, assumem o papel de bobo ou pouco letrado.
Então vamos ao relato de algumas “falas”, a voz que vem dos palanques. Certo candidato a vereador, emocionado diante de seu público e de posse do “faladô” (microfone) diz em bom tom: “boa noite a todos, boa noite colegas candidatos a prefeitos e prefeitas (seriam vereadores?),,,e tome blá ...blá....blá”.
Outro sujeito, desta vez, simpatizante de certos candidatos, com toda simplicidade, em pleno palanque, também de posse do “faladô” dispara sua metralhadora giratória: blá..blá...blá....descontrolado para encerrar sua oratória, continua, então meus ouvintes, vocês não se esqueçam, dia cinco de outubro, vamos votar para prefeito e vice neste casal que se encontra aqui no palanque” (o casal era o candidato a prefeito e seu vice, ambos do sexo masculino).
Como brasileiro é bem humorado, chega-se à conclusão que assistir aos comícios é um bom programa nesses tempos.

Obs.: Esta crônica é uma ficção, qualquer semelhança é mera coincidência.

Reforma do Jardim Novo


Edificado na praça que leva o nome do Padre José Domingues, encontra-se o Jardim Novo, bem em frente ao Santuário São Sebastião, no coração de Raul Soares. Já passou por outras reformas, mas, hoje com o piso danificado e a fonte luminosa em estado crítico, sem funcionamento, o jardim passa por novas reformas.
Recentemente, quando da reforma do outro jardim, o velho, a polêmica dos raul-soarenses agitou os bastidores sociais e políticos. A reforma ocorreu de forma lenta e acabou por implantar um piso irregular que não merece aplausos, bem assim como as cores verdes dos bancos, não agrada aos olhos de quem passa por lá.
Agora, pelo que se vê em meio às reformas do Jardim Novo, o piso colocado dá um olé na passarela de seu irmão mais velho, o jardim. Em frente ao Santuário São Sebastião existirá um estacionamento noventa graus, o que, embora as opiniões sejam divergentes, sob a ótica desta coluna, foi acertada e ficará ótimo.
Os que conheceram o Padre que dá o nome a praça, diz “a lenda”, que seu espírito ainda toma conta do lugar, portanto, as reformas jamais iriam descontentar o povo.
Para cair na graça dos usuários, uma coisa poderia ocorrer: rapidez nos serviços, pois, assim como no outro jardim, a obra segue com lentidão.



Imagem parcial do Jardim Novo em reforma. As lajotas do piso parecem
adequadas.

domingo, 24 de agosto de 2008

O Brasil procura seu Ouro

Logo após o descobrimento do Brasil pelos portugueses, outros povos se atracaram por aqui com suas embarcações, em busca de um metal precioso que era o ouro.
Além dos portugueses, holandeses, franceses e ingleses se incumbiram de distribuir fartamente para o resto do mundo, o ouro verde-amarelo. Para isso utilizaram o dito popular que não é mérito de nosso povo: achado não é roubado.
Passado séculos, o brasileiro acreditou que poderia repatriar parte dessa preciosidade que fora surrupiada do solo da mãe gentil para se transformar em ricos adornos de príncipes, reis e suas escravas sexuais.
Na ânsia de repatriar o ouro roubado, o esporte olímpico foi incentivado a reconquistar o que já era do povo brasileiro, através das medalhas de ouro, prêmio máximo nas competições olímpicas.
A guerra desta vez foi travada em Pequim, mas, infelizmente as conquistas não foram o que se esperava a nação brasileira, que tem de se contentar com algumas migalhas de prata e bronze.
E, lá em Pequim, as dificuldades para alcançar o ouro se transformaram numa terrível amargura. O futebol feminino bem que tentou, mas a preparação em cima da hora justificou a prata. Já o masculino, esse, uma vergonha de ordem administrativa. O vôlei de praia nos faz reportar outro dito popular: ....e morreu na praia. Outras modalidades passaram despercebidas de tão pífia a participação.
Ouro mesmo, em medida racionada, surgiu com a natação masculina e salto a distância na modalidade feminina. E, com direito até mesmo a orgasmo, a incontestável conquista do vôlei feminino com Fofão e outras fofuras, trazendo alegria e largo sorriso no rosto desconfiado do brasileiro.
Olha a mulherada tomando conta ai minha gente. Servirá isso de incentivo para a Marta (Suplicy) e Dilma Roussef? O tempo dirá. Parabéns meninas do vôlei.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

FUTEBOL OLÍMPICO III



Antes que me questionem, um aviso: sei que olimpíada não é apenas futebol, mas, o comentário aqui se restringe à maior paixão do brasileiro quando se trata de esporte.
O sonho do ouro olímpico no futebol não foi adiado, apenas continua, afinal, a conquista é que por mais uma vez foi adiada.
Não fosse a ânsia de todos pela conquista do ouro olímpico, talvez as comemorações pelas vitórias da prata no futebol feminino e bronze no masculino tivessem um ar alegre com sorriso de satisfação. Ao revés, a melancolia de atletas se estampou em seus rostos, como se uma medalha olímpica de prata e bronze não merecesse aplausos.
Claro que merecem aplausos e até mesmo “tietagem”, quem não os merece, são os diretores interesseiros que comandam as entidades esportivas do nosso planeta futebol aqui do Brasil.
As meninas, mais uma vez sob o comando de Marta e Cristiane, lutaram pelo ouro, muito embora, devessem ter jogado o tempo normal do prélio de forma mais agressiva. Contra suas pretensões, tiveram ainda, uma barreira intransponível: a linda atleta americana que atuou no gol. Sua beleza a transformou numa gigante debaixo das traves ianque que culminou no título olímpico para o Tio Sam e a prata para nossas heroínas.
Já os marmanjos, jogaram descontraídos e ferraram a Bélgica, garantindo a medalha de bronze, o que foi até demais para uma equipe que atuou todas as partidas com a “carta branca” Ronaldinho Gaúcho, atrapalhando mais que ajudando.
A nós brasileiros cabe como consolo, colocar no peito uma medalha diferente: A MEDALHA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, nossa padroeira, suplicando-lhe ajuda, pois, daqui a quatro anos tem mais.


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Futebol Maculino de Futebol dá adeus ao Ouro Olímpico


Apresentando um futebol apático, sem criatividade, sem objetividade, apenas com algumas tentativas de invenções os jogadores brasileiros do futebol olímpico se despediram de uma olimpíada, adiando mais uma vez, o sonho tupiniquim.
É esse retorno que se tem ao ter à frente da entidade máxima do futebol cinco vezes campeão do mundo, um bando de corneteiros ditado pelo senhor Ricardo Teixeira.
Foi ele que convocou e exigiu a presença de Ronaldinho Gaúcho, mesmo fora de forma, no elenco. E Dunga aceitou porque pensou, talvez, apenas nos poucos mais de duzentos mil dólares mensais, pela função que exerce como capacho da Confederação Brasileira de Futebol. Agora deu pra entender porque Zico nem pensa em comandar a seleção de futebol?
Desculpem meus caros amigos e amigas, mas, perder o jogo para a seleção Argentina, uns tempos atrás, fazia a gente chorar e, agora do que jeito que a “coisa funciona na CBF” dá vontade de rir, gargalhar. Afinal, o futebol da seleção masculina é simplesmente medíocre.
Depois não queiram dizer que estou “gorando” a seleção de futebol, mas, a continuar esse comando, poderemos ter um “bronze” pior ainda: não se classificar para o mundial de 2010, mesmo ainda com chances de uma famigerada repescagem e algumas arbitragens duvidosas em favor dos canarinhos.
Ainda sobre o jogo contra a Argentina, acredito que o primeiro gol marcado por Aguero, foi inspirado no gol do título, por Renato Gaúcho naquela inesquecível final do campeonato Carioca contra o Flamengo.
O sonho do “ouro olímpico” na galeria de troféus do futebol brasileiro continua e com a baixaria da turma de Ricardo Teixeira, deverá perpetuar, infelizmente. Perdoado estão todos os jogadores que em Pequim, compareceram e tentaram a seus modos, trazer o brilho do ouro, mais uma vez, perdido no fim do “arco-íris” da CBF.

Obs.: Dunga poderia ter acertado o placar da vergonhosa derrota para os argentinos, bastaria acrescentar um dedo na foto acima...

As Meninas do Futebol buscam o Ouro para Brasil


A seleção feminina de futebol, com um futebol encantador, diferente da seleção masculina, levou a equipe alemã à gilhotina, impondo uma incontestável goleada por quatro a um, na partida das semi-finais.

O resultado levou as "canarinhas" para a finalísima, no próximo dia vinte e um de agosto, diante da forte equipe do EUA.

Marta comandou sua companhia e, claro, com o futebol impressionante de Cristiane, pode se dizer que ficou difícil saber quem é a melhor do mundo hoje, no futebol feminino. Cristiane simplesmente deu uma aula de futebol ao lado de Marta que deve ter levado o comandante Dunga, da seleção dos marmanjos, a pensar em utilizá-las no seu contestável escrete.

Parabéns moças do futebol feminino, força, garra e talento, porque o "ouro de Pequim" está de olho em vocês.
-Imagem de Cristiane comemorando seu quarto gol contra a Alemanha.

domingo, 17 de agosto de 2008

OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO...

Recentemente a Polícia Federal cumprindo mandamus da Justiça, visitou a Prefeitura Municipal de Raul Soares, extraindo dos arquivos da “viúva”, documentos para serem vistoriados pelos técnicos, em face de obras através das verbas do PAC.
À época por ser véspera de eleições, provocou um alvoroço em dimensões inesperadas e, o eleitorado incluindo até mesmo políticos, se posicionara conforme a bandeira democrática que carregam. Uns preocuparam logo em desfazer a boataria, justificando que era um ato de praxe da polícia, outros, já se incumbiram de fazer o pré-julgamento e noticiaram a prisão do prefeito.
O correto mesmo é que, em virtude dos “rios de dinheiro” que o Governo Federal transferira para as Prefeituras via PAC, nada melhor do que uma vistoria para evitar desvio de verbas, coisas infelizmente corriqueiras na nossa política administrativa nacional. Sabe-se que a administração local se defende junto ao Ministério Público por possíveis irregularidades denunciadas acerca da obra popularmente conhecida como a do “lixão”. Esta não é por força de verba orçamentária do PAC. Resta saber ao final, apuradas ou não as irregularidades levantadas por denúncia, se a culpa é do mandatário do município ou da empresa encarregada das obras junto aos fiscais do órgão bancário que financia a obra. É melhor aguardar as investigações a ficar fazendo fuxicos.
E voltando sobre as obras financiadas pelo PAC, conforme noticiado no jornal de circulação em todo território mineiro, ainda, muito bem veiculada no nosso grande portal de notícias PASCOAL ONLINE, no dia anterior, a PREFEITURA MUNICIPAL DE RAUL SOARES FICOU ISENTA PELOS FEDERAIS ACERCA DE ALGUMA POSSÍVEL FALCATRUA NAS VERBAS ORIUNDAS DO PAC.
Portanto, por estarmos em período eleitoral, gostaria de ver aqui em nossa comunidade, um exemplo de cultura, onde os debates políticos, “à caça de votos”, girassem em torno de propostas de melhoria que nosso município precisa e merece. Afinal, as alfinetadas políticas leva a um resquício de falta de cultura, falta de propósitos políticos, tudo que nosso eleitorado não merece e não deseja.
Há muito que não se via por aqui uma disputa girar em torno de apenas dois candidatos a prefeito com os futuros edis numa verdadeira queda de braço, onde cobras e escorpiões buscam o apoio para si e seu futuro prefeito. Sugiro que se retirem os venenos das cobras e escorpiões, fabricando-se o antídoto para uma refinada eleição no próximo cinco de outubro.
Para encerrar um alerta aos mais afoitos, trazido do velho dito popular “RI MELHOR QUEM RI POR ÚLTIMO” e também o tão antigo recado da vovó: “CONSELHO DA VOVÓ E CANJA DE GALINHA NÃO FAZ MAL A NINGUÉM”
Bons discursos políticos para todos e tenham todos uma bom pleito e que vença o melhor, sob a opinião pública.

sábado, 16 de agosto de 2008

FUTEBOL OLÍMPICO II



As seleções de futebol, masculina e feminina, se classificaram para as semi-finais. As moças, com menor apoio da entidade futebolística brasileira, acabaram fazendo das primeiras partidas, os treinamentos não realizados antes do início da olimpíada. Houve evolução na partida da quarta-de-final, onde o meio-campo realmente interligou a defesa ao ataque, com maior rapidez de troca de passes. Classificaram para a próxima fase e não apenas com o futebol de Marta. Cristiane e outras jogaram como se deve jogar uma equipe.
Já, a seleção masculina, sofreu longo tempo da partida, principalmente pelas jogadas violentas do adversário. Isto custou muito à agremiação camaronês, que acabou tendo um atleta expulo na segunda etapa. Não resistiu e acabou cedendo a classificação aos brasileiros, já na prorrogação.
Ronaldinho Gaúcho continua devendo, atuou como uma "carta branca". Com isso, Thiago Neves amargou vários minutos da partida, no banco. Realmente não dá prá entender esse comando mafioso da seleção. Estando classificada, resta aguardar o que acontecerá na próxima fase, é um selecionado de altos e baixos. Vamos ver o que acontece!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ORIGEM DO DIA DO ESTUDANTE

DIA 11 DE AGOSTO, COMEMORA TAMBÉM O DIA DO ESTUDANTE, PARABÉNS AOS QUE VALORIZAM ESSA FASE DA VIDA E, ALEGRAMOS EM DIZER QUE NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR OU RECOMEÇAR. PARABÉNS ESTUDANTE PELO SEU DIA!
ORIGEM DO DIA - No dia 11 de agosto de 1827, D.Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e outro em Olinda. este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a fcauldade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorpporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito,Celso Grand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
(pesquisa em divesos sites).
ORAÇÃO DO ESTUDANTE
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV.
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.

11 DE AGOSTO, DIA DO ADVOGADO.

Em homenagem aos que exercem a advocacia, transcrevo no blog, inusitado pedido, que ficou nacionalmente conhecido como "Habeas Pinho", desejando a todos advogados um excelente e ético trabalho ao longo de suas carreiras.

Habeas Pinho

Na Paraíba, alguns elementos que faziam uma serena foram presos. Embora liberados no dia seguinte, o violão foi detido. Tomando conhecimento do acontecido. o famoso poeta e atual senador Ronaldo Cunha Lima enviou uma petição ao Juiz da Comarca, em versos, solicitando a liberação do instrumento musical.

Senhor Juiz.
Roberto Pessoa de Sousa
O instrumento do "crime"que se arrola Nesse processo de contravenção Não é faca, revolver ou pistola, Simplesmente, Doutor, é um violão. Um violão, doutor, que em verdade Não feriu nem matou um cidadão Feriu, sim, mas a sensibilidade De quem o ouviu vibrar na solidão. O violão é sempre uma ternura, Instrumento de amor e de saudade O crime a ele nunca se mistura Entre ambos inexiste afinidade. O violão é próprio dos cantores Dos menestréis de alma enternecida Que cantam mágoas que povoam a vida E sufocam as suas próprias dores. O violão é música e é canção É sentimento, é vida, é alegria É pureza e é néctar que extasia É adorno espiritual do coração. Seu viver, como o nosso, é transitório. Mas seu destino, não, se perpetua. Ele nasceu para cantar na rua E não para ser arquivo de Cartório. Ele, Doutor, que suave lenitivo Para a alma da noite em solidão, Não se adapta, jamais, em um arquivo Sem gemer sua prima e seu bordão Mande entregá-lo, pelo amor da noite Que se sente vazia em suas horas, Para que volte a sentir o terno acoite De suas cordas finas e sonoras. Liberte o violão, Doutor Juiz, Em nome da Justiça e do Direito. É crime, porventura, o infeliz Cantar as mágoas que lhe enchem o peito? Será crime, afinal, será pecado, Será delito de tão vis horrores, Perambular na rua um desgraçado Derramando nas praças suas dores? Mande, pois, libertá-lo da agonia (a consciência assim nos insinua) Não sufoque o cantar que vem da rua, Que vem da noite para saudar o dia. É o apelo que aqui lhe dirigimos, Na certeza do seu acolhimento Juntada desta aos autos nós pedimos E pedimos, enfim, deferimento.

O juiz Roberto Pessoa de Sousa, por sua vez, despachou utilizando a mesma linguagem do poeta Ronaldo Cunha LIma: o verso popular.
Recebo a petição escrita em verso E, despachando-a sem autuação, Verbero o ato vil, rude e perverso, Que prende, no Cartório, um violão. Emudecer a prima e o bordão, Nos confins de um arquivo, em sombra imerso, É desumana e vil destruição De tudo que há de belo no universo. Que seja Sol, ainda que a desoras, E volte á rua, em vida transviada, Num esbanjar de lágrimas sonoras. Se grato for, acaso ao que lhe fiz, Noite de luz, plena madrugada, Venha tocar á porta do Juiz.

sábado, 9 de agosto de 2008

O ESCRITO PARA O DIA DOS PAIS.





O “Dia do Pai” tem origem na Babilônia, há mais de quatro mil anos. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seus pais. Certamente, esse desejo de filho para pai, permanece no seio da família até os dias atuais. A idéia foi de criar datas para fortalecer os laços familiares e respeito por aqueles que nos deram à vida, tal como a mãe, o pai.
No Brasil, o dia é celebrado no segundo domingo de agosto, por motivos comerciais, diferente, portanto, da comunidade americana e da Européia.
Hodiernamente temos um pai diferente daquele ditador de regras, diferente daquele que chega do serviço e desmonta no sofá, aguardando um dos filhos ou a mãe deles para retirar-lhe os calçados, uma leve massagem nos pés, esses paparicos.
Um pai diferente mesmo, ainda de gravata, vai direto pra cozinha, uma receitinha fácil, prepara o jantar ou, quando não faz isso, lava os vasilhames, os talheres. Coisa de pai moderno.
E neste segundo domingo de agosto, dia 10, é o dia X da questão e todos estão atentos às comemorações, pois, a mídia não deixa por menos e sugere os presentes: relógio de pulso, aparelho de som para casa, som automotivo, celular (esse é imbatível) e outros badulaques. Não tenham receio, o presente é apenas o complemento, o importante mesmo, é lembrar e, um forte e carinhoso abraço vale muito.
Bom, se ainda assim, estiver em dúvidas quanto ao presente, não vacile, não invente, seja apenas criativo e simplesmente monte um kit tradicional desde os velhos tempos: um pente flamengo, um par de meias, uma caixa de lenço presidente, uma cueca (pode ser hering), um creme para barbear, uma colônia pós-barba.
Depois é só abraça-lo e dizer: embora, às vezes não te entendo e não te compreendo, no fundo eu TE ENTENDO, TE COMPREENDO.
FELIZ DIA DOS PAIS! ABRAÇÃO PARA TODOS, FALOU PAPAI!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

"DO OUTRO LADO DA CHINA, NEM TUDO É FESTA".

A euforia dos jogos olímpicos de Pequim toma conta da atenção dos brasileiros e a mídia aproveita o grande momento para, “goela abaixo”, induzir uma multidão de inocentes, idolatrar um gênio tal Ronaldinho Gaúcho. Olimpíada não é apenas futebol.
Já sabem que isso funciona há um bom tempo e, portanto, pra que continuar falando das corrupções, dos candidatos com ficha suja?
Nós, e o resto do mundo também, deveríamos saber mais detalhes, sobre as atrocidades dos mandatários chineses para com seu povo. Famílias foram desalojadas de suas habitações que cederam espaço aos “monumentos olímpicos”. Pior, sem indenização, lá ainda não existem leis, existe a lei do poderio econômico, ricos se deleitando a custas da pobreza que nem aposentadoria tem.
Sinceramente, jogos olímpicos não deveriam ser realizados, no momento, num país destes.
E por aqui, a euforia invade o lar brasileiro, deixando um brilho nos olhos, o momento é olímpico. Vamos esquecer que a inflação ronda nossos bolsos, que juros das financeiras em torno de 3,50 % a 4% ao mês, totalizam apenas pouco mais de 50 a 60 por cento ao ano.
Domingo está batendo às portas e, é o dia que se comemora o dia dos pais, portanto, vamos fazer festa, presentear, mas cuidado com a extravagância, tomem conta dos bolsos.
Almoço com carne de frango nem pensar, o bichinho anda subindo bem alto no poleiro pra aumentar seu preço. Sobe em disparada que até o Galo subiu de cotação no campeonato brasileiro, mais uma vitória, fica bem próximo ao cobiçado grupo dos 4. Carne de boi nem pensar. Esse tá provando de onde surgiu. Do útero da vaca, essa “cagona” que faz tudo de quatro e aos berros dita o preço da arroba do seu querido boi. Tá difícil, mas, tá bom. Vamos preferir um ensopado de carnes não tão nobres, preterindo o tradicional churrasco, afinal uma carne molhada faz bem.Um bom fim de semana para todos e não deixem de ler “o escrito para o dia dos pais”, neste domingo, dez de agosto, neste blog.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

FUTEBOL OLÍMPICO.



As seleções brasileira de futebol feminina e masculina estrearam nos jogos olímpicos de Pequim.
O que demonstraram para os torcedores brasileiros não foi agradável, exceto sob a ótica de Galvão Bueno, que narra as partidas como se fosse para uma emissora de radio-difusão, onde o ouvinte, logicamente, só ouve. Porém com os recursos da TV, também podemos analisar e tirar conclusões, diferentes desse "ilusionista" da Globo, que tenta colocar emoçoes em partidas apáticas. Claro que há de se respeitar o óbvio, empatar com a Alemanha, atual campeã mundial na modalidade feminina, não é nada mal e, por outro lado, iniciar o torneio com vítória, mesmo magra, o que vale são os tres pontos da categoria masculina.
Divergências à parte, não agrada a equipe feminina, formando uma barreira com um bando de atletas na defesa, fazendo ligação direta com o ataque, com "chutões" prá frente, pois, aquilo que se viu não há de ser, de forma alguma, passes longos. Ai sobra pra Marta tentar, como fez, uma jogada genial, partindo do meio campo com bola dominada, enganando as adversárias e perdendo o gol, porque demora bater para o alvo. Sei não, o que vier será lucro.
Já a equipe masculina, deixa parecer que a troca de passes tem preferência entre determinados jogadores, independente da melhor colocação para recebê-los. Isto pode ser o (des)comando de Dunga, que também parece aceitar tudo passivamente. Já o Ronaldinho Gaúcho, continua devendo futebol quando se fala de seleção brasileira. Recebe a bola, rebola bastante," um jogo de nádegas" de fazer inveja em qualquer baiana dançarina, ajeita a cabeleira, um retoque, um sorriso forçado para as câmeras e ai o Alexandre Pato já está marcado, pois o seu futebol depende de jogadas rápidas, o que não é o caso do gaúcho Ronaldo.
Além disso, as jogadas de ligação do meio-campo para o ataque também se vê prejudicada, pois, Diego amarra a redonda e não a repassa facilmente. O esquema de jogo parece aquele de "computador": primeiro beque rola a bola para o segundo beque, este, invariavelmente repassa para o terceiro beque, retorna ao primeiro que procura um dos volantes para recepcionar a redonda e, dependendo de quem, começa o barbante... falta criatividade. Tá difícil, acredito que não assistirei as outras partidas, deixarei para as semi e finais, se nossas seleções estiverem por lá, será uma grata surpresa. Não basta paixão de torcedores e cronistas, falar de seleção é coisa séria, e a coisa tá preta... Prefiro o campeonato brasileiro, onde dez equipes têm condições de se revezarem entre os integrantes do grupo dos quatro- G 4 - primeiros colocados, que se classificam para a Taça Libertadores. Apesar do meu pessimismo, boa sorte brasucas.