terça-feira, 26 de agosto de 2008

A voz que vem dos palanques



Cinco de outubro se aproxima e sabemos que a data é reservada para o pleito municipal para escolha do futuro prefeito e câmara de vereadores de todos os municípios. As campanhas eleitorais começam a tomar forma, podendo esquentar um pouco, a partir de setembro.
Uma pena que geralmente as propostas são poucas e as críticas ou fofocas tomam conta, afinal, a boataria diz que uma boa parcela dos políticos faz crer que o eleitorado é bobo ou analfabeto.
Vamos torcer para que não seja assim e, que os comícios sejam direcionados com seriedade e respeito aos eleitores.
Nesse toma lá dá cá, já se cataloga algumas palavras de candidatos ou simpatizantes ao seu dileto público do momento.
A voz que vem dos palanques em certas ocasiões leva ao entendimento contrário ao pensamento dos políticos: o povo não é bobo, além de ser inteligente sabe que existe políticos ou coisa parecida e, que eles sim, assumem o papel de bobo ou pouco letrado.
Então vamos ao relato de algumas “falas”, a voz que vem dos palanques. Certo candidato a vereador, emocionado diante de seu público e de posse do “faladô” (microfone) diz em bom tom: “boa noite a todos, boa noite colegas candidatos a prefeitos e prefeitas (seriam vereadores?),,,e tome blá ...blá....blá”.
Outro sujeito, desta vez, simpatizante de certos candidatos, com toda simplicidade, em pleno palanque, também de posse do “faladô” dispara sua metralhadora giratória: blá..blá...blá....descontrolado para encerrar sua oratória, continua, então meus ouvintes, vocês não se esqueçam, dia cinco de outubro, vamos votar para prefeito e vice neste casal que se encontra aqui no palanque” (o casal era o candidato a prefeito e seu vice, ambos do sexo masculino).
Como brasileiro é bem humorado, chega-se à conclusão que assistir aos comícios é um bom programa nesses tempos.

Obs.: Esta crônica é uma ficção, qualquer semelhança é mera coincidência.

Nenhum comentário: