domingo, 29 de junho de 2008

TERCEIRO ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS.



Encerra neste domingo, 29/06/08, no Parque de Exposições, o III Encontro Nacional de Motocilistas, realizado nesta cidade. Raul Soares, através dos Canários do Asfalto, recebeu de braços abertos pilotos de todos os cantos do país. Na oportunidade os Canários do Asfalto, seguindo as tradições e normas dos clubes de motociclismos, promoveram o batizado do novo clube, da cidade de Manhuaçu.

O evento teve seu início na sexta-feira, 27/06, com participação de motociclistas e convidados, que tiveram o prazer de curtir a festa com barracas de bebidas e tira-gosto, além do tradicional "tropeirão" da equipe de voluntários do "Natal da Criança".

À noite e com direito de varar a madrugada, bandas de Rock balançaram os encontristas, num rítimo alucinante. Sexta-feira o show ficou por conta de Marquinho Mirage, no sábado, com o parque literalmente entupido, as bandas "Gordini 69" e "Alibi" deram conta do recado, transbordando de alegria e prazer aos amantes do rock.

Os ´Canários do Asfalto tem como presidente Luciano Leão, que, assim como no primeiro evento, não mediu esforços para que tudo se realizasse às mil maravilhas. Parabéns Luciano e seus canários.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

...CABELOS LONGOS NÃO USAM MAIS...

Eis uma equipe dos bons tempos do glorioso Operário. Não importa o dia e a partida, mas, pelas cabeleiras exibidas pela maioria dos atletas, certamente é da década de setenta. Na foto, apenas Delci, Maurício e Dico (nem tanto) usavam cortes sugeridos pelo regime (militar) da época (rs).
Jabuti, o rei das defesas aéreas, num desses vôo, partiu, deixando saudades eterna. Pádua e Jorge (da Volks) transitam pelo vale do aço. Maurício na capital mineira, sempre que pode dá as caras. Aroldo Ribeiro, o tanque desbravador das defesas acomodou em Governador Valadares, enquanto Toninho Roque casou, mudou e nem endereço deixou (sumidaço, que pena).
Itamar do correio, além da cabeleira, exibe um bigode de fazer inveja em qualquer Rivelino, aposentado e recontratado dos Correios, "pedaleia" pelas ruas da cidade na "amarelinha" da empresa, levando as notícias pra todos. Por fim os irmãos granadenses, Toninho Nanau que naquela época tinha também, bastante cabelo e Elcinho Padrim, com os cabelos bem penteados com pente flamengo e brilhantina glostora.hehehehehe. Da esquerda para a direita, em pé: Delci, Jabuti, Pádua, Maurício, Dico e Elcinho.
Agachados: Jorge, Itamar, Aroldo, Toninho Nanau e Toninho Roque.
Foto cedida por um dos atletas, prá matar a saudade da galera. Valeu!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

GAROTADA DO OPERÁRIO EM TREINAMENTO.



O goleiro Carlos que disputou o Torneio Regional do Açúcar pelo Esporte Clube Operário, assumiu as divisões básicas do clube. Convidado pelo presidente Rui Machado Júnior (Ruizinho), o arqueiro Carlinhos aderiu à mania "Operário" e todos fins de semana repassa à garotada os primeiros ensinamentos sobre futebol.

Diante desses acontecimentos, foi dito pelo presdiente Rui, que a diretoria já estuda a possibilidade da equipe disputar o Regional do Açúcar nas categorias inferiores.

Na foto, o treinamento da equipe, categoria mirim, realizado no último sábado, dia 21.06.08. Parabéns à diretoria do Operário, pela iniciativa de abrir as portas do clube para esses jovens, que sentem sede de praticar esporte, no caso, o futebol.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

O Caçador de Bananas

BANANA MADURA, BANANA DA TERRA...

"O Caçador das Bananas"

Bastante comum ouvir comparações acerca de crianças nascidas e criadas nos grandes centros, em confrontações com as ditas cujas, de origem interiorana, ou caipira mesmo. Dizem por ai que as inocentes criaturas das metrópoles são iguais a frango de granja, essas besteiras. Tudo porque não conhecem tão bem como os “caipiras”, o que é uma vaca de verdade sendo ordenhada, um touro no campo, uma galinha e seus familiares apascentando pelo terreiro da casa. E daí quando viajam pelo interior descobrem que esses bichinhos realmente existem e não se trata de ficção.
Bom, até ai tudo bem nessa história conhecida por todos ou quase todos. O interessante é que recentemente uma “criançona” dessa já na terceira ou bela idade, pagou um mico muito bem testemunhado pela galera presente aos fatos.
Passeando pelo interior, na casa da sogra, aquela “malvada de sempre”, ouviu a vizinhança alertar que nas bananeiras existentes na beira do rio, existia um cacho que estaria passando da hora de ser colhido. Seu olhar brilhou naquele quintal que parecia uma granja: pé de laranja, pé de mexerica e limão, uma linda mangueira, um pé de jambo (jambo tá, nada de pé de Eugênia) e, lá nos fundos aquelas bananeiras. Faltavam uns galináceos para orquestrar em conjunto os co-co-ri-cós da vizinhança.
O ilustre visitante estufou o peito e num ar de entendido partiu para a colheita das bananas, praticamente maduras no cacho. Vamos à luta! Bradou como um caçador (de bananas). Pedaço de bambu nu’a mão, algumas pedras na outra, iniciou o projeto de colher bananas, utilizando os artifícios da “molecada” para apanhar mangas ou laranjas, às escondidas (pedrada e bambuzada).
Diante das gargalhadas da platéia que se formou próximo ao “caçador” nosso personagem central inquire sem parcimônia, a todos, de como deveria ser a colheita. Explicaram-lhe que a bananeira deve ser decepada, pois, depois brota de novo, ai o cacho deve ser cortado com facão, com devidos cuidados para não levar junto da roupa a nódoa que sai do fruto, durante a colheita. Com suas roupas respingadas por nódoa do fruto, o “Caçador das Bananas”, sem perder a pose, brada outra vez: tá bom! Perdi uma batalha, mas, não a guerra! Vamos à luta companheiros!

Obs.: o texto é uma ficção, alguma semelhança, será mera coincidência.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

SERICITA EM FESTA!

A cidade de Sericita esteve festiva neste último domingo, 22/06/08, em face da realização da finalíssima do Torneio Regional do Açúcar. O Sericitense, mesmo como equipe anfitriã, não deu moleza e mandou ver. Sagrou-se campeã do torneio, derrotando em casa a equipe visitante do Rio-Docense pelo placar mínimo de um a zero.
A partida foi apertada, pois as equipes se valorizaram e buscaram o tempo todo ao título do certame. A equipe local, de Sericita, queimou fogos antes, durante e após a partida. Disseram por lá, que adversários políticos, uma vez que a Prefeitura Municipal apoiou a equipe durante o torneio, ofereceu um bom carregamento de cervejas para o Rio-Docense ganhar a peleja. Mas, o Sericitense, lutou e com garra e merecimento alcançou a vitória e consequentemente o título.
As comemorações vazaram noite a dentro, com bastante queima de fogos, aguardente, cerveja e churrasco de no mínimo tres novilhas, servidas e assadas bem ali no coração da cidade, na praça de Sericita. Parabéns aos campeões do torneio, parabéns Sericita!

LOGO MAIS, A NOITE DE SÃO JOÃO!


Hoje se espera a noite mais fria do inverno, é dia de São João, dia de fogueira e muito quentão.

Aguarda-se com ansiedade os devotos do Santo, que com coragem e fé, atravessarão a fogueira, descalços, isso tudo lá por volta da meia noite.

Eu, particularmente, por faltar coragem nunca ousei atravessá-la, mesmo que fosse protegido por um bom par de botinas. Um medo de arrepiar me afasta dessas brasas da fogueira de São João. Mas, dizem por ai, que vários adeptos já estão há praticamente 30 dias sem lavar os pés, deixando um "cascão", para, no caso do Santo falhar, não ficarem mutilados temporariamente, por ação das brasas da fogueira que reacende a cada ano, a fé e esperança do brasileiro.

Em várias cidades brasileiras, bem como aqui em Raul Soares, a tradição se fará acontecer, com danças típicas, quentão, canjiquinha e canjicão. Muita dança, acordes de violas, muito forró, prá gastar sem dó a sola dos sapatos. Salve São João! Canjica, quentão, mulherada, forró, ô trem bão!

domingo, 22 de junho de 2008

HINO NACIONAL BRASILEIRO NÃO É LADAINHA.

Na última quarta-feira, 18/06/08, antes de iniciar a terrível partida de futebol entre Brasil e Argentina, fiquei apreensivo em relação à execução do hino nacional. Minha torcida foi tanta que graças ao bom espírito dos mineiros responsáveis pelo embate futebolístico, o hino nacional foi executado da forma que o tornou o mais lindo do mundo, uns poucos centímetros a mais de beleza ao comparar-se com o francês. Realmente muito bonito de se ouvir também o cântico surgido à época da revolução francesa.
Mas, o que é de dar dó mesmo, é quando, nas solenidades resolvem inventar a roda e, para "desgraça geral", executam o nosso hino como se fosse uma ladainha. Não vejo melhor comparação, quando sou obrigado a escutá-lo de forma distorcida da versão original, levando um pensamento de dó, parece que estamos diante de um povo que apenas sofre e que não tem praia, não tem raios de sol, não ri, não diverte, está a beira do abismo.
E agora, pra maior irritação, antes da partida Ipatinga X Flamengo, executaram o hino nacional naquela versão distorcida. Já que estamos num país de tantos decretos, acredito que passou da hora de se decretar a proibição de executá-lo em forma de ladainha.
É melhor executá-lo e ouví-lo com garbo juvenil. Pátria amada Brasil!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

FUTEBOL CANARINHO VAI DE MAL A PIOR!





Essa expressão do treinador da Seleção Brasileira de Futebol, demonstra a situação de dúvidas quanto à permanência no comando da equipe. Foi um grande jogador da seleção, mas, como técnico, não precisamos economizar, o gaúcho não se adaptou.


Sua equipe não tem padrão de jogo, não apresenta variações de jogadas, nada do trivial futebolístico. A tática de Dunga é apenas embolar a jogada no meio campo e pela sua preferência aos meio-campistas que temos visto jogar, faz o treinador pagar um preço bem alto, pois, ao contrário do que deveria ser aquele setor, falta simplesmente CRIATIVIDADE.


Acrescenta-se a tudo isto a dúvida (?) do brasileiro, quanto às convocações terem que obedecer a patrocinadores. Dá até para acreditar, pois tem cada "cabeça-de-bagre" vestindo essa camisa amarelinha, ah isso tem.

Na última apresentação, da seleção, ontem, 18/06/08, a equipe apresentou novamente um péssimo futebol, digno das vaias recebidas no segundo tempo, em pleno Mineirão. O único lance trabalhado que poderia resultar em gol, morreu nos pés de Robinho, que preferiu dar uma de cabeça-de-bagre e ficar fazendo firula com a redonda até ser dominado. Nesse lance o atacante deveria ter passado a bola para Adriano que se encontrava em boa posição para o arremate rumo ao gol, uma das poucas ou única oportunidade durante o sofrido empate de zero a zero contra a esquadra Argentina, que por sua vez, também não apresentou grandes coisas.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

POR ONDE ANDAM NOSSOS CANARINHOS DA SELEÇÃO DE FUTEBOL?


Óh canários da terra!
Espelhem nossos jogadores da seleção brasileira de futebol, para alcançarmos uma boa vitória sobre a arqui-rival Argentina!
Peito forte e varonil, canto afiado, muita luta e garra pelo futebol do Brasil...

É com tristeza que a nação esportiva brasileira encara o jeito de jogar da seleção comandada por Dunga. Em jogos amistosos ou não, o comportamento do escrete canarinho (?) é questionado pelos torcedores. Neste momento, aumenta a pressão, após dois resultados negativos, um amistoso e um pela eliminatória da Copa do Mundo, a equipe se apresentou de forma medíocre. O pior é que se ouve pelos cantos de que a convocação se dá através dos patrocinadores, coisa chata e difícil de ser comprovada, por via de dúvidas, já faz um bom tempo que prefiro deixar de lado aquela paixão antes, declarada à nossa seleção.

Hoje, dia 18.06.08, nossa seleção enfrenta pela eliminatória, a arqui-rival Argentina, que também não vem de um bom resultado, pois empatou em casa com Equador na última rodada. O problema é que em partida amistosa ou não, o Brasil começa virar freguês da Venezuela (pode?) e contra o Paraguai, sentimos falta daqueles canarinhos bom de canto, que faziam da ponta das chuteiras, seus dribles desconcertantes, cantando e encantando o mundo. E agora? Agora entram em campo sem "tesão", sem comprometimento, aos olhos de um comandante que parece ter perdido o controle de sua embarcação. Ainda assim, poderemos ter um pouco de esperança, na partida de logo mais, contra LOS HERMANOS, desde que alguns dos verdadeiros canarinhos resolvam entre si, comandar a equipe de dentro do gramado, porque contra a Argentina, sempre é um duelo à parte. Para vencer os argentinos, não basta a superstição de que sempre a equipe se apresenta bem na capital mineira, queremos ver é futebol de verdade, com raça, equilíbrio e domínio de jogo, isso é o que representa nosso futebol.

terça-feira, 17 de junho de 2008

JOGOS FINAIS DO TORNEIO REGIONAL DO AÇÚCAR.

A primeira partida pelas finais do Torneio Regional do Açúcar, aconteceu no último domingo, 15/06/08, na cidade de Rio Doce. O Rio Docense enfrentou a equipe do Sericita E.C. e o prélio terminou empatado pela contagem de um gol. Este resultado foi bastante comemorado pelos visitantes, pois, a equipe Sericitense chegou às finais precisando de dois resultados iguais para a conquista do título. Portanto, neste domingo, 22.06.08, o novo confronto deverá ser realizado na cidade de Sericita, que com entusiasmo e presença de seus torcedores esperam conquistar o "caneco". Tai uma boa oportunidade para os aficcionados do futebol amador, comparecerem na cidade vizinha e prestigiar o evento. Vamos aguardar o campeoníssimo.

INAUGURAÇÃO OFICIAL DO ALAMBRADO DO CAMPO DO OPERÁRIO!.

Vista parcial do alambrado instalado no Campo do Operário.
Neste domingo, 22.06.08, o Estádio Sant'Ana, campo do E.C. Operário será palco da inauguração oficial do alambrado recentemente construído. A obra ocorreu graças à intervenção do Deputado José Henrique, bastante votado em Raul Soares no último pleito, junto à Secretaria de Estado do Esporte e Juventude. A verba complementar girou em exatos R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais) e a obra foi realizada pela empresa local PLAENGE, dirigida por Luiz Antonio Gomes Santos, diga-se de passagem, uma obra bem feita.

Das festividades constará, a partir das 09:00 horas, apresentação da Banda Santa Cecília e em seguida será disputada uma partida de futebol Master entre as esquipes do E.C. Operário e Master da cidade de Raposos. Os organizadores prometem para os presentes que prestigiarem o evento, disposição de barraca com churrasquinhos e bebidas a preços módicos. É comparecer e conferir prá crer. Parabéns ao Ruizinho, Viveiros e demais diretores do E.C. Operário.

FALECIMENTO DE MIGUEL DO CORREIO!

Após uma incansável luta contra os males que a vida apresenta à todos ao longo da jornada aqui na terra, faleceu MIGUEL FERNANDES SOUZA DE MORAES. Conhecido por todos como Miguel do Correio, empresa onde trabalhou desde jovem, tendo se aposentado como Telegrafista, no antigo sistema Morse. Miguel havia completado 81 anos de idade, gostava de contar alguns "casos" relativos às aventuras de pescaria com amigos no seu impecável Jeep 54 (acho que é isso mesmo, não me falhe a memória). Deixa viúva, filhos e amigos consternados pela passagem para a vida eterna, chamado que foi pelo Grande Arquiteto, o Criador do Universo, que saberá fortalecer à todos para superar esse momento de dor pela perda do ente querido. O corpo do saudoso Miguel, foi velado, ontem, 16.06.08, na Capela Velório e enterrado no Cemitério Paroquial às 17: horas por parentes e amigos.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

VIº ENCONTRO DE VÔO LIVRE TEM ENCERRAMENTO TRÁGICO

Fotografia extraída de "pascoalonline.blogspot.com
Ontem, domingo 15/06, os organizadores do VIº Encontro de Vôo Livre da Rampa do Boachá, em Raul Soares, encerraram o evento. Os festejos comemorativos ao encerramento não pode transcorrer da forma planejada. Um trágico acidente envolvendo o piloto de parapente, que também era instrutor da modalidade, traiu às vontades de todos, inclusive dos presentes. O piloto Jefferson Gonçalves Azevedo, de 38 anos, teve um problema no equipamento após decolar da rampa do Boachá e, para tristeza de todos, a falha técnica culminou com a queda livre de Jefferson, causando sua morte instantânea. Rogamos à Nossa Senhora de Lourdes que dê forças aos parentes e amigos de Jefferson nesse momento de dor e sofrimento pela perda de um grande profissional que soube cultivar a amizade entre os Raul-Soarenses.

sábado, 14 de junho de 2008

ENCONTRO DE VÔO LIVRE EM RAUL SOARES

Foto extraída de "Pascoaonline.blogspot.com
Raul Soares é o ponto de encontro neste fim de semana, para os adeptos de esportes radicais.
Homens imitando pássaros sobrevoam o céu raul-soarense, com maestria, habilidade incontestável, para nós, um encontro do ser humano com a natureza. Do alto, aqueles habilidosos homens-pássaros, avistam a cidade hospitaleira, nos arredores do alto do Boachá. A rampa do Boachá, apreciada pelos experts no assunto, se viu invadida por parapentes que coloriram o espaço aéreo de Raul Soares, uma magia, que faz pulsar os corações daqueles que fixaram os olhares para aquela imensidão: o céu de outono, sem núvens, um belo espetáculo.
Nada mais, nada menos, é o VIº Encontro de Vôo Livre em Raul Soares. Nesta tarde de sábado, segundo "os artistas" foi apenas uma palhinha, pois, amanhã, domingo, será simplesmente fenomenal. Quem tiver um tempinho, dê um pulinho em Capitão Martins e aprecie as acrobacias que virão dos ares. Vale a pena ver. Substitua o frango com macarrão e curta este maravilhoso evento. Valeu Raul Soares.!!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

SPORT RECIFE LEVA COPA BRASIL PARA O NORDESTE

"O LEÃO DA ILHA DO RETIRO", CAMPEÃO DA COPA BRASIL 2008.
Primeiro clube brasileiro a se classificar para a Taça Libertadores de 2009.
Atuando na Ilha do Retiro, o Sport Recife sagrou-se campeão da Copa Brasil 2008 e, já está classificado para a próxima edição da Taça Libertadores. É o primeiro clube brasileiro a conquistar a vaga para o torneio continental, graças à grande vitória, ontem à noite, 2 x 0 sobre o Corinthians. O feito da equipe nordestina não aconteceu por acaso, antes, o rubro-negro havia derrotado equipes da vanguarda de nosso futebol, que o diga, Internacional, Palmeiras e Vasco.

A torcida do Leão de Recife lotou as dependências do estádio e num rítimo eletrizante apoiou sua equipe praticamente durante toda a partida, o mesmo acontecendo com a fanática torcida corintiana, que mesmo em número inferior se fez presente.

No meu entender, a tristeza pelo resultado ficou por conta dos cronistas que transmitiam a partida pela TV Globo. Os gols do Sport foram narrados com uma melancolia de dar dó. Mas futebol tem disso, não adianta a imprensa querer criar mito, vale é o jogo e, dentro das quatro linhas, o Leão mereceu com justiça o título. Cazá, cazá, cazá....Sport é Campeão!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

ESPORTE RAUL-SOARENSE DE LUTO!




"O OPERÁRIO ESTÁ DE LUTO"

O falecimento de Evêncio Lúcio de Souza, conhecido pelos locais, simplesmente pela alcunha que o carregou pelos campos de futebol da região, "TAZICO", deixa os desportistas de luto. O estado de saúde do atleta Tazico se complicou nos últimos dias, tendo sido transferido para hospital da cidade de Ponte Nova, onde veio a falecer, hoje 11.03.2008. Seu corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Bom Jesus, 420 e, o féretro sairá em cortejo para o cemitério paroquial, amanhã, quinta-feira, às 10:00 horas.


Ainda jovem, após desfilar seu grande futebol por aqui, se transferiu para o futebol semi-profissional do Estado do Rio, onde defendeu as cores da equipe do Barra Mansa. Por lá, era chamado carinhosamente de "Lua" pela torcida. Já veterano, retornou ao Operário E.C, onde realizou várias partidas, deixando saudades de suas grandes jogadas. Ao Pendurar as chuteiras, assumiu o cargo de treinador do glorioso alvi-rubro (Operário) tanto nas categorias de base, como na principal, tendo revelado alguns talentos para o nosso futebol regional. Tazico havia completado 73 anos no dia 01.01.2008. Ao final, ainda trabalhou como eletricista na Prefeitura local, onde se aposentou por idade. Aos familiares, nossas condolências.

RAUL SOARES, ESTE PAÍS!

Nos quatro cantos da nossa amável Raul Soares, aqui na Zona da Mata, precisamente no centro-leste mineiro, sempre se ouviu e continua se ouvindo ...Raul Soares é um país. Assim, entre tantos raul-soarenses, me lembro do saudoso Jayme Peixoto Filho (Jaiminho), que sempre nas rodas de amigos, se despedia exclamando: “Raul Soares é um país”!
Esse fato tomou proporções incalculáveis, que essa frase parece ter se transformada em obrigatoriedade, acabando por se imortalizar com a primeira edição do livro “RAUL SOARES É UM PAÍS”, da autoria de Didi Maia, obra publicada em outubro de 2007, onde o autor narra ” fatos relativos ao povo fantástico e generoso” da cidade, país.
Noutra extremidade, Marco Pacheco - Causos, também, em sua edição já esgotada, narra acontecimentos que, contados “lá fora”, leva os ouvintes, concluírem que se trata de pura invenção, mas, afirmo que não é.
E, como acontecimentos novos ou antigos, sempre fazem parte das conversas mal pagas, nas “rodinhas” do povo natural do mais jovem (ou antigo?) país Raul Soares, repasso, a antepenúltima que ouvi.
-COMERCIANTE NANAU.
Estabelecido na antiga rua beira-linha, depois do pontilhão da Rua Bom Jesus, próximo onde hoje se instalou a Padaria Bom Jesus, um comerciante de poucas letras, porém, esperto pela prática da mercancia desde os tempos de criança, recebe a visita de um fiscal do INMETRO.
O fiscal ao chegar, já no final da tarde, notara que ali, naquele comércio, teria problemas, pois, num piscar de olhos, notara que o estabelecimento dificilmente atenderia as normas do Instituto de Pesos e Medidas.
Primeiro degustou uma cachaça, aguardente pura de cana, somente encontrada nos bons tempos deste país. Quebrado o gelo da conversa inicial, perguntou ao Nanau como ele negociava ali, inhame e bananas, se não existia balança? Prontamente foi atendido, explicando que o inhame era vendido por cabeça e as bananas por penca. Não querendo assustar o nosso comerciante, o fiscal degustou outro gole de cachaça e pediu como tira-gosto, queijo e mortadela.
Para encerrar a visita, pediu a conta, pagou e saiu rindo abestalhadamente ao ouvir Nanau dizer: dois goles de cachaça, um conto de réis, uma taia de queijo e uma rodela de mortadela, mais um conto de réis, total dois contos de réis.
Nosso visitante foi para a pensão descansar e preparar o relatório. Dizem que fora demitido por não apresentar um relatório que explicasse melhor os fatos à chefia. Também jamais retornou para degustar outro gole da boa cachaça da terra.
Uma Pena!

terça-feira, 10 de junho de 2008

CHÁ, RAÍZES E A MEDICINA ALTERNATIVA.

Brasileiro que se preza entende muito bem de futebol e de Medicina Alternativa. Todos se acham um bom técnico de futebol e de quebra, receitam chá de raízes e plantas, para a cura de gripes e resfriados, dor de barriga, dor de cotovelo e até mesmo reumatismo.
O problema é que no caso específico do chá, a dosagem apresenta perigo para a saúde do paciente, pois o exagero nas folhagens ou nas raízes pode propiciar os temíveis efeitos colaterais. O certo é que um desses “raizeiros” gostava de gabar dos efeitos de seus “remédios”, principalmente os afrodisíacos. Dizia o “raizeiro” que fora criado com os avós, descendentes dos Boachas, indígenas que habitara a região, hoje tão adorada por seus filhos, a cidade de Raul Soares. Pura coincidência, mas, realmente foi por estas bandas que a fama desse homem que preparava xaropes surgiu e ultrapassou as fronteiras.
Viajava pelas redondezas com seus produtos e sempre retornava com o embornal vazio, porém, com seus bolsos fartos da grana adquirida com a vendagem dos xaropes.
Certa ocasião, partiu em aventura, o “grande alquimista” ,com suas bugingangas mundo afora, nunca se tendo notícias de seu paradeiro. Várias histórias surgiram sobre o fim do “raizeiro”. Uma delas leva ao entendimento de todos, sobre o termo bastante utilizado para dizer que uma pessoa sumiu do mapa: “ESCAFEDEU”. Dizem que o nosso grande empreendedor, após um dia de muito trabalho, exibindo e vendendo seus xaropes, foi para a pensão onde se hospedara e do banheiro ninguém o viu sair. A criadagem da hospedaria diz que o homem entrou no banheiro, deu descarga e foi-se. Acreditam que após ingerir uma dose forte de um laxante, um de seus produtos, fez tanta força, pelos gemidos escutados por todos, que foi colocado ao avesso e se derreteu lentamente pelo esgoto do sanitário. Pena que o “homem” não voltou para contar a verdadeira história, daí, acredita-se que certamente ele ESCAFEDEU, vítima do próprio veneno
.
VALERIANA, planta medicinal, bastante utilizada em xaropes.

sábado, 7 de junho de 2008

FINAL DA COPA BRASIL



Corinthians e Sport Recife se preparam para a finalísima da Copa Brasil, o caminho mais curto para a Taça Libertadores. Após a partida realizada na última quarta-feira (04.06.08), em São Paulo, vencida pelo Corinthians por 3 x 1, as equipes retornam aos treinamentos, enquanto os cartolas também desenvolvem suas funções fora das quatro linhas. O Sport ainda reclama da falta não marcada pelo árbitro, que originou o segundo gol alvi-negro, mas, enaltece o gol de Enilton que deixou viva as chances do rubro-negro, em conquistar o título na Ilha do Retiro. Fingindo não se preocupar com os fatos, os Corintianos relembram os últimos acontecimentos nos estádios de Recife, onde, segundo apuração da STJD, a polícia militar pernambucana tem exagerado com o rigor para manter a ordem. Fatos atípicos, que acabam por manchar as páginas esportivas do futebol brasileiro e pela expressão no cenário esportivo mundial, não mereceria tal destaque. O melhor é aguardar a próxima quarta-feira, para ver se realmente o Leão da Ilha imporá seu rítimo, como tem acontecido nos últimos jogos naquela praça, diante de sua fanática torcida, mostrando para todo o Brasil, a força nordestina no nosso futebol. E o Corinthians com a euforia de maior torcida do planeta, como fica? Só aguardar para ver e crer!

A HISTÓRIA DO MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO NA TAÇA LIBERDADORES

André Durão /GLOBOESPORTE.COM
O Maracanã vai receber uma finalíssima de Libertadores pela primeira vez
Com 58 anos de muita história, o Maracanã já sediou decisão de Copa do Mundo (50), de Mundial Interclubes (
Santos x Milan, em 63, e Vasco x Corinthians, em 2000), dez finalíssimas de Campeonato Brasileiro e teve papel importante dos Jogos Pan-americanos de 2007. E o mais tradicional estádio brasileiro aumentará seu currículo no dia 2 de julho, quando receberá pela primeira vez o jogo final de uma edição da Taça Libertadores, entre Fluminense x LDU. Nas duas vezes anteriores em que clubes cariocas chegaram à decisão do mais importante torneio de clubes do continente americano, a partida que definiu o campeão não foi realizada no estádio Mário Filho. Em 1981, com o Maraca lotado, o Flamengo derrotou o Cobreloa por 2 a 1 no primeiro jogo da final. Após a vitória do time chileno por 1 a 0 em Santiago (e como não havia vantagem por gols marcados fora de casa), foi necessário um jogo-extra, disputado em campo neutro. O Flamengo de Zico e cia venceu por 2 a 0 no estádio Centenário, em Montevidéu, e conquistou o título. Dezessete anos depois, o Vasco chegou à decisão, mas enfrentou o Barcelona de Guaiaquil em São Januário (vitória por 2 a 0). Na finalíssima, no Equador, o time cruzmaltino ganhou por 2 a 1 ficou com o troféu. Mas o estádio-símbolo do Rio de Janeiro também recebeu uma decisão de Libertadores sem a presença de um clube carioca. Em 1963, o Santos encarou o Boca Juniors no primeiro jogo da final no Maracanã. Com apoio da torcida carioca, o time formado por seis campeões mundiais com a seleção brasileira no ano anterior (Pelé, Coutinho, Pepe, Zito, Gilmar, Mauro) venceu por 3 a 2. E mostrou sua força na Bombonera, vencendo o campeão argentino por 2 a 1.

A única derrota do Boca para times brasileiros em uma série eliminatória da Libertadores em 45 anos. Até o triunfo do Fluminense nesta quarta-feira. No Maracanã. No qual o Tricolor das Laranjeiras vai tentar uma taça inédita para seu centenário currículo. Uma taça que visita pela primeira vez o 'maior do mundo'.
saiba mais
Torcida do Independiente provoca o Boca: 'Maracanã não é para qualquer um'
Adversário do Flu na final tem apenas uma vitória nos últimos oito jogos
Textro extraído de "globoesporte.com

terça-feira, 3 de junho de 2008

FESTEJOS JUNINOS...ORAÇÕES E SIMPATIAS.




SAMTO ANTONIO....SANTO CASAMENTEIRO......










Mês de junho, mês dos festejos, das tradições, é o folclore brasileiro esquentando as noites frias do mês das fogueiras. Das tradições e lendas, quero dedicar ao dia 13 de junho, dia de Santo Antonio, o Santo Casamenteiro (tamanha a devoçãodo povo). Geralmente comemora-se com antecedência de alguns dias, para, finalmente no dia 13, com quermesse ( barraquinhas, fogueiras e forrós), encerrar com glamour, agradecendo antecipadamente ao Santo, por ter-se a certeza (diz a lenda) que os pedidos de namoro, de casamento, amor reatado, tudinho será conquistado, as graças alcançadas pela fé e devoção. E se realmente o assunto interessa ou agradou, basta seguir firme adiante nas informações trazidas por agentes especializados. Olha o SANTO ANTONIO ai minha gente, o dia tá chegando....Vamos lá moçada!!!


13 DE JUNHO
DIA DE SANTO ANTÔNIO
SIMPATIAS PARA O SANTO CASAMENTEIRO


ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO
Santo Antônio! Santo Antônio!Meu santinho tão querido,Quero pedir, em segredo,Que me arranje um marido.
Não é pra já... nada disso!Que eu ainda sou criança,Não posso ter compromisso,Mas posso ter esperança...Que vá o tempo passando,Vá o senhor me arranjando...
Em todo o caso, a meu ver,Já que o tempo é tanto assim,Há tempo para escolherUm bom marido pra mim.
Eu quero um moço fagueiroAlto, bonito, valente,Que ganhe muito dinheiroE me dê muito presente.
Que seja rapaz direitoE não tolo atrevido,Pois seja assim com o jeitoDo papaizinho querido.
Não é pra já, não senhor!Mas... seja lá como for,Mais dia ou menos dia,Não quero é ficar pra tia!
Autora: Magdalena LéaLivro: "A Criança Recita"
Ó, SANTU ANTÔIM!
Ai, meu Santu Antôim quirido,Qué qui ocê andô fazenduQui isqueceu du meu pididu?Vá logo mi socorrendu.Abra bem us seus uvidu,Tô vexada, ocê tá vendu.
Tanta vela qui acendi,Tantu têiçu qui rezei,As preméssa qui cumpri,As vêiz qui mi ajueei.Inté as conta perdi,Dus pecadu qui paguei.
Num tenhu máis paciençaPra pidí neim pra rezá.Ocê vai mi dá licença,Sêji pur beim ou pur má.Pois mi bateu a discrençaQui ocê qué mi ajudá.
Pódi num sê boa fé,Máis u jeitu é eu fazê:Li pindúru pelus péInté ocê mi atendê.Dispois num fáli qui éCovardia cum ocê.
Quéru vê si dessa vêizOcê num vai mi atendê!Dou inté o fim du mêisPra módi arrecebê.Si arresôrva di uma vêizI mi dê meu bem-querê.
Tô perparandu quindimI amendoim torraduPra isperá meu bemzimCum carim i cum agrádu.Quéru festejá tudim,Cum u meu xodó du ladu!
Autora: Lêda Mello

Santo Antônio - Festejado em 13 de junho
Nasceu em Lisboa, em agosto de 1195, batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano e, em 1220, trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana. Lecionou Teologia em várias universidades européias e morreu em 13 de junho de 1231, a caminho de Pádua, na Itália. Padroeiro dos pobres e considerado o santo casamenteiro, também é invocado por pessoas que queiram encontrar objetos desaparecidos.
Fogueira: representada na forma de um quadrado.

SIMPATIAS

A simpatia nada mais é do que um ritual para concentrar a energia, pois é sabido que, apenas com um pensamento negativo, poderemos prejudicar qualquer forma da criação e, principalmente, a nós mesmos, com a somatização de doenças.
- Simpatia para Reconciliação
Acenda duas velas, uma rosa e outra azul, unidas com uma linha branca e ofereça para a Corrente dos Anjos da Reconciliação, pedindo que desfaça o mal-entendido e que traga novamente a harmonia na relação, desde que seja para o bem de ambos.
- Simpatias para quem está só
1) Abrir a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial em sua vida, dizendo: “Santo Antônio, protetor dos enamorados, faça chegar até mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz”.
2) Acender uma vela rosa, de qualquer tamanho, em um pires com mel e pedir ao Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva.
3) Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar no sereno, na véspera do dia de Santo Antônio, pedindo tudo que almeja para a realização afetiva - felicidade, respeito, harmonia, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão, etc.No dia seguinte, passar água nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade e que o amor seja pleno e digno.
4) No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor.Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.
- Simpatia para quem somente "fica" e quer formalizar o relacionamento
Retire 3 espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.
BANHOS DE ERVAS, PLANTAS, FLORES FUNCIONAM?
Impossível separar a realidade da fantasia.As ervas e plantas sempre foram usadas desde a Antigüidade como aromáticas, na medicina, na culinária, cosmética, perfumes, hábitos de higiene, para embalsamar corpos, para atrair bons fluidos e afastar negatividade. Assim, o alho é usado para repelir vampiros ou ainda é feita a queima de determinadas madeiras para manter afastados animais ferozes e insetos, como a Citronela.
As flores possuem freqüência vibratória e elementos fluídicos, através da cor e do perfume, além de embelezar e ionizar ambientes, como as rosas, por exemplo.
. Banho de Atração
Ferver em 1 litro de água:7 pétalas de rosa vermelha (símbolo da paixão)7 gotas de óleo essencial de sândalo (afrodisíaco)7 cravos da Índia (afrodisíaco)7 pitadas de coentro (afrodisíaco)Coar e jogar do pescoço para baixo após o banho

· Para arrumar um(a) namorado(a)

Logo na manhã do Dia dos Namorados, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite, conte 7 estrelas no céu, sem apontar, e faça um pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir arranjar uma pessoa para namorar.

· Para que o seu amor volte

Compre um pedaço de papel vermelho, escreva nele o nome da pessoa que você ama e quer que volte. Pegue uma foto dela e cole-a no papel. Num vaso transparente, coloque meio litro de água benta e sete botões de rosa vermelha. Vá até uma igreja que tenha a imagem de Santo Antônio, coloque o vaso no altar. Em sua casa, acenda sete velas brancas, juntamente com a fita vermelha de papel com a foto, ofertando-as ao santo e pedindo pela volta do seu amor.
· Para nunca perder a pessoa amada
Quem ama deseja prender a pessoa amada na prisão de seus braços e subjugá-la com seu amor, impedindo-a de se afastar de si para sempre. Esse sentimento de posse, característica da paixão, independe de sexo, idade ou qualquer outro fator, podendo se manifestar indiscriminadamente. Basta amar para querer prender. Se você se sente assim e quer se assegurar de que a pessoa amada não vai deixá-la(o) por outra(o), faça a seguinte simpatia: pegue fotografias sua e da pessoa amada, de corpo inteiro, passe cola nas faces das duas e coloque-as uma de frente para a outra, enrolando um retrós de linha vermelha, em cruz, até o final. Cole-as, em seguida, no verso do quadro com a imagem de Santo Antônio, colocando-o na parede do seu quarto, acima da cabeceira de sua cama. Toda manhã, quando se levantar, e à noite, quando for se deitar, olhe para os olhos do santo e mentalize seu amor e você, unidos para sempre pela influência de Santo Antônio.

. Para saber se irá se casar

Essa é uma curiosidade de toda mulher que atinge a idade de se preocupar com relacionamentos, amor e paixão. Saber se vai se casar logo ou não é uma expectativa muito interessante. Se você tem essa curiosidade, faça a seguinte simpatia, uma das mais tradicionais para o assunto: na véspera do dia de Santo Antônio, compre um copo branco e, à meia noite, coloque água. Quebre um ovo gelado dentro do copo, com cuidado, para não arrebentar a gema. Deixe no sereno por toda a noite. No dia seguinte, antes do sol nascer, pegue o copo e observe. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.

· Para ser pedida em casamento

Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após este prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque-o no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo. Depois, acenda uma vela de sete dias.
















segunda-feira, 2 de junho de 2008

PRESEPADA NO ESTÁDIO DOS AFLITOS.


A partida entre Náutico e Botafogo realizada no último domingo, 1º de junho, no Estádio dos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro, substituiu o "caso Isabella" no noticiário nacional. O zagueiro André Luiz, do Botafogo, foi expulso pelo árbitro da partida que interpretou a jogada como violenta. Teria sido apenas mais uma expulsão na competição, não fosse a atitude do atleta diante da torcida Capyraribe, fazendo gestos considerados obscenos ( o tradicional dedo médio desejando um "foda-se" para todos). Somente pelas imagens, não dá para tirar conclusão, se houve ou não arbitrariedade, ou mesmo abuso por parte da Polícia Pernambucana. Não se sabe o que foi dito pelos personagens do episódio. O certo é que, a grande imprensa, principalmente do eixo paulista, deu notoriedade aos fatos, extrapolando o mundo esportivo, revivendo momentos anteriores, em jogos realizados em outras praças, bem alí no Pernambuco, precisamente em Recife. Coincidência ou não, a Polícia estava nomente de prontidão para agir e, assim procedeu, dando cobertura e segurança aos envolvidos na competição. Na realidade, estou querendo mesmo é chegar ao que interessa: acredito que essa "pendenga" toda, que foi instaurada nos acontecimentos dos "Aflitos", tem muito a ver com a final da Copa Brasil. Afinal o Corinthians estará disputando as finais do torneio, que é o caminho mais curto para a Taça Libertadores. E adivinhem com quem será a finalíssima? Claro que voces sabem, exatamente contra o Sport, clube Pernambucano, tradicional lá em Recife. Já estão querendo dar mais uma mãozinha a um clube, que também pela sua tradição, não necessita, ou, pelo menos, não deveria necessitar desse favor indireto, pois o timão, Corinthians é um grande clube. Quando a coisa envolve o eixo Rio-São Paulo, as antenas têm que ficar ligada vinte e quatro horas. Por acaso alguém, relembrou da decisão do Vasco contra o São Caetano lá em São Januário. Parece que não, portando, Sport, ponha as barbas de molho. Falei e disse.