terça-feira, 10 de junho de 2008

CHÁ, RAÍZES E A MEDICINA ALTERNATIVA.

Brasileiro que se preza entende muito bem de futebol e de Medicina Alternativa. Todos se acham um bom técnico de futebol e de quebra, receitam chá de raízes e plantas, para a cura de gripes e resfriados, dor de barriga, dor de cotovelo e até mesmo reumatismo.
O problema é que no caso específico do chá, a dosagem apresenta perigo para a saúde do paciente, pois o exagero nas folhagens ou nas raízes pode propiciar os temíveis efeitos colaterais. O certo é que um desses “raizeiros” gostava de gabar dos efeitos de seus “remédios”, principalmente os afrodisíacos. Dizia o “raizeiro” que fora criado com os avós, descendentes dos Boachas, indígenas que habitara a região, hoje tão adorada por seus filhos, a cidade de Raul Soares. Pura coincidência, mas, realmente foi por estas bandas que a fama desse homem que preparava xaropes surgiu e ultrapassou as fronteiras.
Viajava pelas redondezas com seus produtos e sempre retornava com o embornal vazio, porém, com seus bolsos fartos da grana adquirida com a vendagem dos xaropes.
Certa ocasião, partiu em aventura, o “grande alquimista” ,com suas bugingangas mundo afora, nunca se tendo notícias de seu paradeiro. Várias histórias surgiram sobre o fim do “raizeiro”. Uma delas leva ao entendimento de todos, sobre o termo bastante utilizado para dizer que uma pessoa sumiu do mapa: “ESCAFEDEU”. Dizem que o nosso grande empreendedor, após um dia de muito trabalho, exibindo e vendendo seus xaropes, foi para a pensão onde se hospedara e do banheiro ninguém o viu sair. A criadagem da hospedaria diz que o homem entrou no banheiro, deu descarga e foi-se. Acreditam que após ingerir uma dose forte de um laxante, um de seus produtos, fez tanta força, pelos gemidos escutados por todos, que foi colocado ao avesso e se derreteu lentamente pelo esgoto do sanitário. Pena que o “homem” não voltou para contar a verdadeira história, daí, acredita-se que certamente ele ESCAFEDEU, vítima do próprio veneno
.
VALERIANA, planta medicinal, bastante utilizada em xaropes.

Nenhum comentário: