terça-feira, 30 de junho de 2009

Dona Ricardina X Ministro Gilmar Mendes


O todo poderoso Ministro Gilmar Mendes, com ódio e arrogância vem desafiando a tudo e a todos e, certamente com o conluio de seus pares.
Seu desafeto na casa, Ministro Joaquim Barboza, se encontra afastado para cuidar da própria saúde, talvez diante da insensatez que habita a corte mais importante do país. Ali, já deu pra notar que estão pouco se lixando para o cidadão brasileiro, perceberam que não existe mais aquele povo que protesta nas ruas, nas letras das canções, sabem que hoje o brasileiro apenas move os ombros.
A última do poderoso Gilmar foi afinar com seus pares a votação que veio extinguir o diploma de nível superior para o exercício da profissão do jornalismo. Chegou “simploriamente” a comparar o jornalista a um cozinheiro.
Claro que debaixo desse tapete tem muita sujeira, afinal, parentes de ministros, deputados e senadores são nomeados para o cargo, sem diploma legal, para fingir que trabalham, recebendo verdadeiras fortunas, enquanto os jornalistas de verdade executam a tarefa por salários aviltantes.
Portanto meus amigos que de repente estão perdendo tempo de ler minhas besteiras, minhas desculpas, mas, nada contra quem dessa forma já exerce a profissão, porém as justificativas da “Turma do Gilmar” são levianas, induzindo todos, a outra interpretação do dispositivo constitucional que garante livre expressão a qualquer cidadão. Expressar livremente é um direito de todos, mas, exercer a profissão do jornalismo, existente há mais de quarenta anos, tendo sucumbido mesmo diante da ditadura que ainda parece reinar nos arredores brasiliense, é uma profissão que foi abraçada por incontáveis cidadãos que buscaram nos bancos das faculdades (boas ou ruins) o canudo que concretiza o sonho profissional.
Apenas o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Melo, votou contrariamente, quebrando a unanimidade interesseira dos ministros.
Nos bancos das faculdades, o jornalista aprende como abordar um entrevistado, como noticiar um fato, como investigar a notícia, dentre outras inúmeras capacitações que são peculiares do jornalismo, que Gilmar finge não entender. É uma vergonha.
Bom, já tem gente perguntando, então o que essa tal Dona Ricardina tem com isso tudo?
Dona Ricardina, uma senhora de idade avançada, se aposentou como parteira e, recentemente encontrando pelas ruas um filho de pais que foram grandes amigos dela, disse: “fique sabendo que eu fui parteira de sua mãe quando deu à luz ao seu nascimento e de todos seus irmãos”. E agora que te vejo um homem criado, adulto e de conhecimentos gostaria de pedir uma ajuda. Fiquei sabendo, continuou Dona Ricardina, que lá em Brasília tem um “home” que é fogo na roupa, daí estou pensando em mandar uma carta pra ele, no sentido de que eu possa modificar minha profissão de aposentada como parteira para obstetra, é tudo que queria nos últimos dias de vida. Com a palavra Gilmar Mendes, o enganador!

Nenhum comentário: