terça-feira, 29 de julho de 2008

AS METRÓPOLES E O RODÍZIO DE VEÍCULOS!

"TREM DE LUXO"

As grandes cidades brasileiras sofrem com o “câncer” instalado em suas vias de trânsito, que é a incapacidade para absorver tantos veículos em circulação.
O rodízio de veículos é apenas um paliativo, minimizando muito pouco a situação caótica do trânsito nos grandes centros, gerando novos problemas para a máquina administrativa governamental.
Para fiscalizar o rodízio de veículos, cria novas secretarias e, pelo jeito que a coisa se arrasta no país, gera também uma nova fonte de corrupção. Afinal, o brasileiro (uma massa bem graúda) acredita que o “jeitinho” nascido por aqui é a solução para tudo, é a educação que os governos têm dado a todos, indistintamente.
Ainda, nos tempos (infelizes) da ditadura, conforme algumas fontes da imprensa da época, em certo gabinete do governo, reuniram-se políticos (já bem canalhas àquela época) e empresários (espertalhões naquele momento) para dar um fim ao transporte ferroviário. Os investimentos seriam zerados para esse tipo de transporte e seriam redirecionados para as rodovias. Grandes indústrias automobilísticas foram instaladas no país. Muito bom, para eles, pois, isso poderia ter ocorrido sem menosprezar o transporte ferroviário.
E, hoje ainda acredito que a solução seria esse tipo de transporte. Já imaginaram uma locomotiva apenas e respectiva composição transportando um número de passageiros(com conforto e luxo) que ocupariam vinte ônibus desses moderníssimos? E quantos veículos pequenos? Ainda, outra locomotiva na mesma situação transportando materiais de consumo que ocupariam quantas carretas?
Mas esse pensamento jamais entrará nos miolos dos políticos, pois, essa reviravolta seria um trabalho a médio ou longo prazo e, com isto, os investimentos não seriam transformados em “balcão de corrupção” assim como nas obras imediatas que eles aprovam dia-a-dia nos seus gabinetes.
Com essas soluções fáceis de nossos políticos, não demora, os pedestres também serão obrigados a aderir o tal rodízio, conforme o final do CPF. Êta brasilzinho danado sô!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

PARABÉNS PARA TODOS AVÓS!



IMAGEM RETIRADA DO SITE "VELHOS AMIGOS"
LIKA DUTRA.


Amanhã, 26 de julho, data escolhida para comemorar o "Dia dos Avós". Segundo as tradições cristã, é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Dizem que os avós são os segundos pais, em face de acolher seus filhos nos momentos aflitivos, dentre outros momentos de angústia, bem como ajudam, ainda, a criar os netos.
Geralmente são carinhosos, cheios de ternura, chegando ao exagero de super proteger os netos e, que, aos olhos do genro ou da nora, dizem eles, antes de serem avós, são sogros, que atrapalham a educação dos filhos/netos, tornando-os manhosos e luxentos.
Controvérsias à parte, amanhã, vinte e seis de julho, o mínimo que podemos dizer é em alto e bom tom: "PARABÉNS A TODOS AVÓS DO MUNDO", em especial aos nossos, mesmo que tenham nos deixado para habitar a "mansão dos mortos". Na realidade nossos avós são imortais!
Para finalizar, não poderia encerrar o papo da coluna sem uma receitinha da Vovó.
Anote ai, uma receita fácil, facílima que até eu aprendi (hehehe).
INGREDIENTES: 1/2 quilo de batatas inglesa média; 1 ovo caipira (tem que ser caipira); 1 dose de cachaça; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; óleo para fritura.
MODO DE PREPARAR: Descascar as batatas, picá-las (palito), lavar e escorrer; bater o ovo (bastante) junto com a cachaça e reservar a mistura numa travessa; noutra travessa, colocar a farinha de trigo. Banhe rapidamente as batatas no ovo, jogue-as na farinha de trigo, sacudindo bem a travessa para polvilhá-las. Frite em óleo bem quente. Sal a gosto e está pronto para servir.
Podem testar que é batata. Se não der certo, perguntem a vovozinha!!!! Hehehehehe!!

SÃO CRISTOVÃO, PROTETOR DOS VIAJANTES E MOTORISTAS!

SÃO CRISTÓVÃO sofreu o martírio no século III, na Síria, onde, provavelmente viveu.
CRISTOVÃO significa "aquele que carrega Cristo" ou "porta Cristo".
Não muito diferente dos outros que vivem noutras bandas desse mundo, os motoristas brasileiros não têm dispensado a ajuda do Santo Protetor.
A devoção e culto ao Santo remonta ao século V.
Mas, uma coisa é verdade, se conseguíssemos o número do celular de São Cristóvão, certamente, ELE iria contar o seu desapontamento para com os motoristas brasileiros. É sair no trânsito e flagrar motociclistas trafegando sem o uso de capacete ou com a viseira inadequada, além, de costurar o trânsito em zig-zag, alheios à lei. Motoristas de automóveis estacionando em fila dupla e caminhoneiros se achando os reis das estradas, não dando passagem, pensando que são os maiorais. Uma imprudência total no trânsito. Isto, apenas algumas infrações, afora o que hoje mais se ouve sobre a falada "Lei Seca" - Além do alcool, muita droga também, combinados, inadequadamente, com o volante. Desse jeito, alguém dirá: "a coisa tá brava, a coisa tá preta", o povo não colabora, coitado do Santo, nem ELE poderá ajudar.
Bom, como hoje, 25 de Julho, é o dia em que se festeja São Cristóvão, vamos à oração:
"Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protejei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".

sexta-feira, 18 de julho de 2008

O BOM MENINO NÃO FAZ XIXI NA CAMA...


O bom menino não faz xixi na cama, é o início de uma cantoria do eterno palhaço carequinha. Carequinha que alegrou por décadas, crianças e adultos, estaria aniversariando hoje, 18 de julho, não fosse sua despedida de nosso convívio no ultimo dia 05 de abril.

Filho de família circense, já que sua mãe era trapezista e, seu pai que, largara a batina para acompanhar a atriz Elisa Savalla, também passou a viver o circo.

George Savalla Gomes, nascido em 18 de julho de 1915, tornou o eterno carequinha por determinação de seu padrastro Ozório (perdera o pai aos dois anos de idade), que aos cinco anos entrou no picadeiro usando uma peruca, isto, na cidade de Carangola (MG) . Dai em diante, "batizado" o palhaço Carequinha, nunca abandou a alcunha.

Naqueles tempos de um Brasil sem estradas e que a comunicação era um jornal chegado com atraso e/ou as emissoras de rádio, o circo chegava nas cidades do interior e por alí permanecia uma temporada.

Raul Soares, que à época já era servida pela Rede Ferroviária, abrigou o Circo Peruano por boa e longa temporada, que era de propriedade do Sr. José Rosa Savalla, avô de Carequinha.

O curioso disso tudo é que poucos sabem: minha avó MARIA JOSÉ VIERA, professora renomada da época, ministrou as "primeiras letras" ao famoso artista. Raul Soares é isso ai...Mesmo do lado de lá, parabéns Carequinha!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

CACCIOLA VEM AI!

Ex-banqueiro Cacciola, aguardando embarque em Paris, ladeado por Seguranças Federais.
Imagem do "Terra, por Lucia Jardim".
O ex-banqueiro Salvatore Cacciola, foragido do país há um bom tempo, está retornando ao Brasil para prestar contas à Justiça.A Justiça Brasileira após alguns entraves jurídicos conseguiu a extradição do ex-banqueiro, indiciado em crime do "colarinho branco".
O golpista embarcou num helicóptero em Mônaco com destino a Nice e de lá num vôo normal desembarcou em Paris, de onde deverá embarcar novamente às 17:00 horas (de Brasília) para, caso não ocorra algum transtorno, desembarcar no Rio de Janeiro pela manhã. Segundo a Polícia Federal, esse trajeto fora traçado para evitar o espaço Italiano, onde Cacciola tem cidadania.
Sorridente e sem algemas, acompanhado pelos agentes federais, o ex-banqueiro até parecia estar fazendo turismo.
O duro é ficar pensando que "aquele sorriso" fosse a certeza de que um tal "Gilmar Mendes", aspirante a dono do Supremo Tribunal Federal, já estivesse despachado o habeas corpus preventivo em nome de mais este delinquente.
Queira Deus que alguém tenha utilizado as algemas, desta vez, nesse tal Gilmar, evitando assim, que ele venha "canetar" em favor de Cacciola. Veremos se não será mais massa para uma nova receita de "pizza planaltina".
Salvai nossa Pátria!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

ALGEMAS PARA CRIME DE COLARINHO BRANCO JAMAIS!

Ultimamente a mídia tem mostrado ao povo brasileiro as ações da Polícia Federal, que, ao final, de posse de um mandado competente, prende e "sapeca" algemas no pulso de muita gente granfina.
Apenas para se confirmar o dito popular de que cadeia não é para todos e, sim, para alguns, a advocacia particular dos grandes ladrões, criticaram a "truculência" da Polícia Federal ao algemar criminosos oriundos da delinquência denominada "colarinho branco".
Pior ainda, quando o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, querendo impor aos tupiniquins a idéia de que seu cargo está acima da lei brasileira, concede Habeas Corpus a um dos maiores acusados de "maracutaia" no sistema financeiro do país. O homem é macho mesmo, atropelou os ritos processuais ensinados nas escolas de advocacia.
Francamente, também acredito que algemas não deveriam ser utilizadas nesse tipo de gente. Para eles, tal como o Senhor Dantas e sua quadrilha, a Polícia Federal deveria utilizar um tipo de colar de pérolas bem reforçado.
O sistema desse colar acionaria automaticamente um dispositivo que deveria forçar essas aves de rapina permanecer com as cabeças erguidas para que fossem fotografadas pela imprensa. Qualquer movimento contrário, poderia provocar uma sensação de enforcamento. Portanto, abaixo as algemas, vamos utilizar o novo colar sugerido.
Desse jeito fica difícil para o povo brasileiro aguentar. De um lado, um Congresso que gasta uma fortuna incalculável para manter assessores de assessores e assessores de assuntos aleatórios, de outro, um Supremo Tribunal Federal, presidido por uma figura abominável que se julga acima de tudo e de todos, à margem até da própria lei...Acorda Brasil!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

TREINADOR DE CLUBE DE FUTEBOL É BURRO?


"O burro não consegue produzir espermatozóides, por isso é estéril; a mula também é estéril porque não pode produzir óvulos! Assim, esse "resistente e dócil trabalhador" é um animal híbrido (que se origina do cruzamento de espécies diferentes) - cruzamento de jumento com a égua, surgindo o burro, mulo e mula" .

Não quero crer que treinador de clube de futebol seja burro! O problema que esses treinadores"são a minoria", pois, os milhões de "treineiros" existentes no "mundo da bola", "são a maioria" e, logicamente entendem melhor do assunto.


Por tudo isso, os técnicos dos times de futebol estão sendo sempre chamados de "burro", dentre outros tantos qualificativos existentes no besteirol futebolístico.


Dunga, não aquele anãozinho da Bela Adormecida e, sim, aquele que comanda a atual e fraca seleção brasileira, provou dessa picardia, em pleno mineirão, recenemente. Ainda em Minas, Adilson Batista (Cruzeiro), além de burro é taxado de professor Pardal (o inventor,das revistas em quadrinhos), Geninho esporado no Atlético, já sofre as mesmas pressões no Botafogo. Guga que resolvendo trilhar no peixe Santista, já começa colocar as "orelhas" de molho. Renato Gaúcho de herói (antecipado) da Libertadores, "brincando no brasileiro", já deve estar treinando uns coices e com as orelhas bem em pé. Gallo, no Galo, em pleno centenário, com poucas contratações, prefere ser Galo com um "ele" só, a ganhar esse corriqueiro tratamento dos estádios de futebol. Inúmeros outros treinadores seguem essa trilha e, ainda agora, com as portas ou janelas abertas ao futebol do exterior, perderão junto com seus clubes, os craques que sobram. Até início de setembro será uma caminhada forte, cansativa e, que, certamente levará outros técnicos ou treinadores a adquirem mais pernas, ferraduras e orelhas avantajadas. É a sina desses profissionais no futebol. Por outro lado, nós, os verdadeiros entendidos do assunto, poderemos continuar, das cadeiras ou arquibancadas, solucionar o problema de nossos clubes e, logicamente numa voz uníssona gritar para os treinadores: burro, burro, burro!


Essa "maioria" entendida de futebol é a mesma que resolve as questões econômicas, financeiras, sociais e educativas de nosso país. Portanto, viva nós!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

FINAL DALIBERTADORES!




Na minha opinião os tricolores começaram a perder o título, quando deixaram de lado o campeonato brasileiro. Claro que as evidências deveriam ser o título continental, mas, da forma que foi tratada, a equipe tricolor já não apresentara o mesmo futebol que o levara à finalíssima. Renato Gaúcho deu entrevistas demasiadamente, colocando-se como a "vedete", sendo que o seu trabalho não seria reconhecido sem os coadjuvantes, seus comandados.
Quanto à pressão que a imprensa noticiava antes do prélio, que a LDU sofreria num Marcanã lotado de fanáticos tricolores, também, friamente, poderia se imaginar que a equipe equatoriana comportaria normalmente, pois, já havia passado por situação idêntica ao enfrentar a forte agremiação do River Plate, em plena Argentina (dispensa comentários).

Ainda assim, não podemos deixar de questionar aos atletas tricolores, de como foram péssimos, nas cobranças das penalidades, claro, sem retirar o mérito do experiente arqueiro da LDU.

Bom, agora, para o "NENSE", a história é outra, Libertadores ficou no passado e, o campeonato brasileiro, começa a tomar forma. Terá que trabalhar seus atletas para sair da incômoda posição de rebaixados, sob pressão e pesadêlo. Futebol é assim, na hora que menos se espera, acontece algo e logo exclamamos: ACONTECE COMIGO!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

ALTERAÇÕES DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado por quatro dos oito países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A comunidade formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e finalmente Timor Leste, ratificou as regras e achou por bem, colocá-las em vigor.
Para vigorar oficialmente, o acordo ortográfico necessitava aprovação de pelos menos três integrantes. Primeiramente o Brasil procedeu à ratificação do acordo, seguido por Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, Portugal também aderiu, ratificando o tão esperado acordo da CPLP, em maio último.
Enquanto o Brasil aponta para 2010, como marco inicial oficial para início das medidas cabíveis, Portugal sinaliza um prazo em torno de seis anos. A controvérsia do prazo brasileiro gira em torno das editoras que já correm atrás das mudanças, porém fora da sintonia das escolas. Portanto, um problema governamental.
Segundo informações do conselho Diretor do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, está prevista para a primeira semana de julho, reunião com os representantes dos oito países lusófonos para tratar das estratégias de elaboração do vocabulário ortográfico oficial.

ALGUMAS MUDANÇAS –O hífem será incluído em certas palavras. Teremos que adaptar, por exemplo, com a palavra “reescrever” que deverá ser grafada da seguinte maneira: re-escrever. No mesmo sentido seguirá as palavras “microondas”, “passatempo” e “girassol” (com hífem) . Já noutras formas, teremos que conviver,
estranhamente, com certos vocábulos que se escrevem com hífem, tais como: anti-religioso e porta-retrato que passarão a ser grafados com a dobra do erre: antirreligioso e portarretrato, respecltivamente.
O alfabeto deixa de ter 23 letras para 26, isto, com a incorporação do K, W, Y , enquanto o acento deixará de ser utilizado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição). Por sua vez o trema desaparecerá completamente.
Em Portugal, desaparecem o “c” e o “p” nas palavras onde não são pronunciados, como nas palavras ”acto”, “acção”, “baptismo” e “óptimo”, dentre outras.
Ainda, escreveremos as palavras “vôo”, “abençôo”, “enjôo”, paroxítonas terminadas em “o”, sem o acento circunflexo, a grafia correta deverá ser, portanto, “voo, abençoo e enjoo”. O acento circunflexo também não será usado nas terceiras pessoas do plural do presente indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer, dar, ler e ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem, deem, leem e veem.
O acento agudo por sua vez, será usado na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como: “louvamos” em oposição a “louvamos”, “amámos” em oposição a “amamos”, um caso de dupla grafia para diferenciar. Isto, além da eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como assembléia, idéia, heróica e jibóia.

COMENTÁRIOS – “Embora o português seja uma língua de expressão cultural muito grande, os países membros não possuem a mesma importância política e econômica que tem a comunidade inglesa”. “Isto pode mudar historicamente, porque o mundo está atento à importância que o Brasil vem adquirindo no cenário mundial”. No mundo, o único caso de uma língua importante de dupla grafia, encontrada, é a lusitana e a brasileira e isso provoca certos desconfortos segundo justifica o Mestre em Teoria Literária pela USP, Doutor em Lingúistica Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, William Roberto Cereja.


Obs.:O texto acima é uma síntese da matéria veiculada no Jornal Ação, especial 200, pág.10/11, por Tatiane Lopes. O jornal é da ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil).


terça-feira, 1 de julho de 2008

E LÁ SE FOI A METADE DO ANO!



Metade do ano já ficou na traseira. Hoje, o primeiro dia do segundo semestre, a boataria já invade os lares dos brasileiros. A inflação está de volta, vaticina os economistas. O barril de petróleo chegará aos duzentos dólares e afetará a economia mundial...continuam eles. E brasileiro bom de bola, mais de quinhentos anos de praia, já quase acostumado com essas coisas do mercado, pega a maré e toca o bonde.
Afora essas idéias agourentas, o que irá balançar o coreto mesmo, no segundo semestre, serão as eleições municipais, previstas para outubro do corrente ano.
Desta vez os raul-soarenses não terão muito trabalho para escolher o prefeito, pois, pelo que se sabe por aí, somente dois candidatos "se dispuseram" a digladiar na arena eleitoral. Vicente Barboza, atual prefeito, é candidato à reeleição. Laudácio Lasmar, vice do atual prefeito, com o "casamento político" transformado em divórcio, lutará pela oposição. Desta vez teremos um pleito diferente dos anteriores. Veremos! Mas, os eleitores raul-soarenses deverão estar mesmo atentos, é com o voto para vereador. Para variar, inúmeros candidatos estarão tentando angariar o voto e, olha que muito deles não sabem qual a função de um edil e, muito menos como executá-la. E, pior ainda, existe vereador que se candidata à reeleição, tendo passado todo o período, apenas "pedindo providências ao executivo". Acorda eleitor, está na hora de melhorar a câmara do seu município, ela deve ser verdadeiramente o povo no poder. Saibam escolher seu candidato, pois, depois não adianta derramar lágrimas!