sexta-feira, 18 de julho de 2008

O BOM MENINO NÃO FAZ XIXI NA CAMA...


O bom menino não faz xixi na cama, é o início de uma cantoria do eterno palhaço carequinha. Carequinha que alegrou por décadas, crianças e adultos, estaria aniversariando hoje, 18 de julho, não fosse sua despedida de nosso convívio no ultimo dia 05 de abril.

Filho de família circense, já que sua mãe era trapezista e, seu pai que, largara a batina para acompanhar a atriz Elisa Savalla, também passou a viver o circo.

George Savalla Gomes, nascido em 18 de julho de 1915, tornou o eterno carequinha por determinação de seu padrastro Ozório (perdera o pai aos dois anos de idade), que aos cinco anos entrou no picadeiro usando uma peruca, isto, na cidade de Carangola (MG) . Dai em diante, "batizado" o palhaço Carequinha, nunca abandou a alcunha.

Naqueles tempos de um Brasil sem estradas e que a comunicação era um jornal chegado com atraso e/ou as emissoras de rádio, o circo chegava nas cidades do interior e por alí permanecia uma temporada.

Raul Soares, que à época já era servida pela Rede Ferroviária, abrigou o Circo Peruano por boa e longa temporada, que era de propriedade do Sr. José Rosa Savalla, avô de Carequinha.

O curioso disso tudo é que poucos sabem: minha avó MARIA JOSÉ VIERA, professora renomada da época, ministrou as "primeiras letras" ao famoso artista. Raul Soares é isso ai...Mesmo do lado de lá, parabéns Carequinha!

Nenhum comentário: