quarta-feira, 19 de junho de 2013

Copa das Confederações encerra primeira rodada

A esperada abertura da Copa das Confederações se deu no último sábado - 15 de junho - em Brasília no Estádio Mané Garrincha, que alguns alheio ao esporte acenam para mudança de nome, Estádio Nacional...uma lástima. 
O jogo de abertura era entre Brasil x Japão e os candangos, turistas e outros aficcionados do futebol compareceram no Mané Garrinha. Primeiro as solenidades, depois o futebol.

- O presidente da entidade mater do futebol, Joseph Blatter foi vaiado pelo público, nem mesmo seu pedido de fair play foi ouvido e, na mesma sintonia a Presidente Dilma. Não acredito que a turma da vaia tenha feito coro apenas pelos gastos astronômicos na construção dos novos estádios para abrigar o evento atual e no próximo ano, a Copa do Mundo. Muito menos, a vaia tenha sido em face de alguns centavos de aumento nas passagens de ônibus. Os três poderes que regem a nossa república democrática, não demonstram a tal sintonia constitucional, um legisla em  causa própria, o outro torna-se a base da corrupção que impera no país, e o outro nada decide quando não deixam às claras as divergências, mais políticas do que jurídica. Pelo lado do Sr. Blatter, os rumores antigos são de que juntamente com o ex-presidente da entidade, o brasileiro João Havellange e o ex-presidente da CBF, Sr. Ricardo teixeira, são alvos de investigações nos bancos de famosas Ilhas fiscais (que não tem nada de fiscalização).  

Pois bem, a bola mal rolou e deu para notar que Felipão sairia vencedor com seus comandados, ensaiando um time com sua cara. Neymar fez as pazes com as redes e abriu o marcador, enquanto Paulinho aumentava o escore, até que Jô, saindo do banco, para substituir Fred, deixou sua marca de artilheiro, decretando o placar final de 3 x 0. Na partida destaco Oscar, esse é realmente de seleção, por outro lado, os orientais evoluíram bastante no futebol, mas não tanto para fazer frente a escretes mais gabaritados.

A outra partida da chave  -  A  - ficou na vitória Italiana sobre o México por 2 x 1 na partida jogada no Maracanã, no domingo 16 de junho,  com suas capacidades reduzidas, mas, de um encanto geral.

Pela chave B, na segunda-feira 17 de junho, na Arena Pernambuco, a Espanha desfilou seu lindo futebol diante dos Uruguaios e venceu o confronto também por 2 x 1.  A atual campeão, Espanha dominou a partida com maior posse de bola, maiores finalizações, mas, o resultado ficou até de bom tamanho. Vale destacar o gol de falta da equipe uruguaia, uma pintura.

Encerrando os jogos da primeira rodada, ainda na segunda-feira, à noite, pela chave B, a Nigéria que desembarcou em Belo Horizonte às vésperas da partida, com pouco tempo para treinamento, enfrentou os aventureiros atletas do Tahiti. Equipe esta formada por amadores, com apenas um jogador do elenco sendo profissional e que atua na Grécia. Foi o famoso "mamão com açúcar" para a Nigéria que goleou o Tahiti por 6 x 1 , placar que causou ao final um certo auê nas cadeiras, quando a torcida cruzeirense provocou os rivais atleticanos com gritos : A E I, o Galo é Tahiti. Não houve maiores anormalidades.

Nesta quarta-feira, 19 de junho, o Brasil retorna a campo para receber em Fortaleza a esquadra Mexicana e na partida da noite o Japão enfrenta a Itália na Arena Pernambuco, jogos estes pela chave A, enquanto as partidas da chave B serão realizados amanhã.
.

Nenhum comentário: