quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Atético x Cruzeiro em caminhos diferentes

Encerrada a 26ª rodada do brasileirão, os números apontam os grandes rivais em Minas Gerais, caminhando em chão diferente.
Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o time estrelado manteve a escrita e continua invicto no certame em jogos realizados naquela praça esportiva, após boa vitória sobre o Atlético de Goiás. A Raposa pressionou o adversário desde os minutos iniciais e abriu vantagem de 2 x 0 na primeira etapa, com gols assinalados por Montillo e Caçapa. Várias oportunidades foram esperdiçadas ainda no primeiro tempo, mas, a pressão do Cruzeiro seguiu no segundo tempo e Wallisson ampliou o marcador deixando o placar final apontando 3 x 0. O próprio Wallisson perdeu outro gol incrível e na primeira etapa a arbitragem ignorou uma penalidade favorável aos celestes.
Fábio, no momento, um dos melhores goleiros do Brasil, realizou ótimas defesas na noite em que comemorava o 30º aniversário e, a torcida, vibrante e agradecida, comemorou entoando durante a partida o tradicional "parabéns"....Sábado o time de Cuca volta a campo, para enfrentar, novamente na Arena do Jacaré outro Atlético, dessa vez o paranaense. A equipe manteve a 3ª colocação, com 47 pontos, 1 atrás do vice-líder Corinthians e 4 do líder Fluminense.

Em Fortaleza, o Galo sob o comando de Dorival Júnior, apresentou algumas evoluções em pouco tempo de serviço, mas foi insuficiente para derrotar o Ceará.
A partida terminou empatada sem abertura de contagem, mas, poderia ser outro resultado, mesmo com empate, porém, com gols, isso, observando a grande atuação dos goleiros.
Aliás, o jovem goleiro atleticano está mostrando que se estivesse defendendo a meta alvi-negra a mais tempo, talvez o Atlético não perdesse algumas partidas, como aconteceu anteriormente, em falhas gritantes dos goleiros. Renan Ribeiro, a jovem promessa, aposta de Dorival, uma revelação.
O resultado não foi nada bom para o Atlético que permanece na vice-lanterna com 22 pontos e, que no próximo compromisso, sábado, enfrentará um adversário direto, que também se encontra na zona da degola, o xará Atlético Goianiense, no Serra Dourada,em Goiás, um jogo como se diz no jargão esportivo: de 6 pontos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

População carcerária no Brasil

Triste a notícia divulgada para o mundo, nas grandes agências de notícias. O Brasil ocupa o nada agradável terceiro lugar, atrás da China e EUA, em população carcerária.
Além de mudanças urgentes de que necessita o nosso combalido Código Penal, está claro a necessidade de maiores e maiores investimentos na educação do nosso povo, por parte dos governos, seja na esfera municipal, estadual ou federal.
A população cresce à margem da lei e, no lugar de boas maneiras, civilidade, assistimos a cada dia, brasileiros querendo levar vantagem em tudo, o triste e famigerado "jeitinho brasileiro". Seja no estacionamento, na fila de bancos, loterias ou supermercados, melhor dizendo "no dia a dia", estamos sempre diante de um espertinho. Ética nem pensar.
E, no momento em que o povo aguarda com ansiedade, a validação da Lei do Ficha Limpa para as eleições que ocorrerão no próximo domingo, vê candidatos condenados em instâncias primárias, utilizando de recursos - alguns deveriam ser banidos dos códigos jurídicos - se candidatando, deixando o eleitor numa embarcação sem rumo.
O Brasil precisa mudar, com Marina, Dilma ou Serra, governadores, senadores e deputados que conquistarão suas cadeiras no pleito do próximo domingo, precisam modificar radicalmente o jeito de governar, de legislar, pois, educação e cultura desse país urge pela redenção.

Rodando pela série B do brasileirão

A rodada de ontem à noite, não foi boa para os mineiros da série B. Ipatinga e América perderam seus confrontos.
Menos mal para o América, que, apesar de ter perdido em casa - Arena do Jacaré - e a grande chance de encostar na liderança, ainda permanece no G-4 com 43 pontos.
O Coelho estava na frente, foi alvo de uma arbitragem tendenciosa que arranjou um penalti para os paulistas e , o que se viu no final, a vitória de virada para a Portuguesa por 3 x 2. O próximo compromisso dos americanos será contra o Vila Nova em Goiás.

Por sua vez, o Ipatinga continua totalmente sem rumo na série B, um time longe daquele que o torcedor mineiro estava acostumado a ver. Perdeu em Guaratinguetá para a equipe de mesmo nome pelo placar de 2 x 1 e continua na zona do rebaixamento, em último lugar.
O próximo compromisso do Tigre será no Ipatingão contra o Náutico, um jogo difícil, mais uma derrota será o caos, não acredito em milagre e, ai o quadricolor pode arranjar as malas para a série C.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Flagrantes


"Uma cofap" prenha, com dificuldades de se locomover, trasnportando seus filhotes...


Canário da terra apreciando flores e catando sementes das gramíneas.

Reiniciada obra da construção do muro de arrimo entre as vilas

O muro de arrimo que tinha sua obra paralisada, retornou para alegria dos moradores e transeuntes.
O trecho localizado entre Vila Esperança/Vila Barbosa, após a construção do muro, será bloquetado pela mesma empresa que está executando os serviços.
Uma boa notícia para aqueles que utilizam aquela via para as caminhadas e mesmo para os moradores da região que anseiam pela obra por vários anos.

domingo, 26 de setembro de 2010

Atlético perde na estréia de Dorival Júnior

Mais uma derrota do Atlético, em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, deixa a equipe hoje comandada por Dorival Júnior, na vice-lanterna do brasileirão.
O nervosismo da zaga atleticana fez com que os visitantes - Grêmio - assinalassem 2 gols logo nos 15 minutos de partida. O placar do jogo foi construido no primeiro tempo e após Tardelli descontar para os mineiros, o resultado permaneceu até o final em 2 x 1 para os gaúchos.
O alvi-negro de Minas pressionou, mas, não conseguiu reverter a situação e acabou amargando mais uma derrota em casa, somando apenas 21 pontos no certame. A novidade no time do Galo ficou por conta da estréia do treinador Dorival Júnior e o goleiro Renan Ribeiro, que, apesar da derrota fez uma ótima partida.

Peixe detona Raposa

Mesmo jogando fora da baixada santista, em jogo reralizado na Arena Barueri, o Santos de Neymar goleou o Cruzeiro por 4 x 1.
A primeira etapa terminou sem gols e o time celeste esteve bem, perdendo boas chances, com bola na trave adversária, além de um gol mal anulado pela arbitragem. Iniciada a segunda etapa, a equipe santista demonstrou mudança tática e passou envolver os cruzeirenses com facilidade. Abriu o marcador e sofreu uma expulsão, com um jogador a menos, os donos da casa não sentiram diferença e continuaram mandando no jogo, chegou ao segundo gol, sofreu um - Thiago Ribeiro pelo Cruzeiro - O terceiro após uma linda jogada por cobertura não deixava transparecer que os santistas tinham um jogador a menos em campo. Desordenadamente o Cruzeiro não conseguiu atacar e nem segurar o ímpeto dos paulistas que chegaram ao marcador de 4 x 1, ao apagar das luzes, através de Neymar. Um jogo para a torcida celeste esquecer, porém, com 44 pontos o time mineiro permanece na 3ª colocação.

Pela série B, o clássico mineiro entre América x Ipatinga, jogado no Ipatingão, terminou com a vitória dos americanos por 2 x 1, deixando o Tigre sob a luz da lanterna na competição e "Mecão" em 3º a 3 pontos do líder.

sábado, 25 de setembro de 2010

Festival da Canção Estudantil

Noite passada, na praça da cultura, populares prestigiaram a realização da fase final do Festival da Canção Estudantil em Raul Soares.
Alexandre Leão, aniversariante da noite, comemorou dando um show à parte, no acompanhamento dos jovens compositores.


José Henrique Fialho -"...e seu vestido roxo..."(canção premiada no festival local, nos anos 70 - ladeado por Itamar Silva - Socrates, também junto com o saudoso Muranga nos anos 70 com Sky la B Sky la C...- como expoentes dos bons tempos do nosso festival - o mais antingo das gerais - fizeram parte do seleto corpo de jurados do evento.

As jovens, beladades, logo abaixo, apresentadoras do festival e também, um flash de uma concorrente.






Pena que o horário marcado para o início do evento "mascou feio" duas horas de atraso. Faltou uma maior divulgação do evento, mas quem compareceu testemunhou a riqueza de talentos musicais nos jovens do nosso município.
A concorrência foi entre alunos das escolas municipais e estaduais da cidade e também do distrito de Vermelho Velho, aliás, um jovem vermelhense arrancou aplausos, bem ovacionado pelo público, com um forró universitário.
Parabéns para todos, participantes e organizadores.

Semana do Idoso



Segunda-feira (20/09) teve início na cidade, a semana do idoso, com desfile dos idosos que têm o lar no Asilo local.

A banda Sto.Antonio, de Granada, abrilhantou o evento executando "dobrados" que encantou os presentes, durante o evento que se encerrou na Pça.da Cultura.
No domingo anterior foi realizado no Parque de Exposições, um bingo beneficente - carro e motos - que carreou fundos para manutenção da entidade APROVE - Associação de Proteção a Velhice - Diariamente a entidade tem recebido visitas de pessoas que aproveitam a oportunidade para também fazerem suas doações - alimentos/fraldas descartáveis, etc. - Faça sua parte, visite e contribua, o sorriso estampados pelos idosos durante a visita se transforma na maior gratificação.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Atlético é goleado no Engenhão e Luxemburgo cai

O estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, que abriga parte dos jogos de equipes cariocas no campeonato brasileiro - Maracanã em reformas para o mundial 2014 - foi palco para pouco mais de 4.000 torcedores testemunharem ao vivo uma grande goleada do Fluminense, que assumiu a vice-liderança da competição, ao derrotar o Atlético Mineiro por 5 x 1.
O Galo entrou em campo sabendo das dificuldades que encontraria, até mesmo, pelo momento vivido no campeonato, onde estabilizou durante 15 rodadas, na zona do rebaixamento.
Os cariocas abriram o marcador, os mineiros empataram e viram o final da primeira etapa com placar adverso em 2 x 1. Na segunda etapa o Flu marcou mais 3 vezes selando a vitória esmagadora por 5 x 1, aproveitando ainda do nervosismo do adversário que sofreu 2 expulsões durante a partida, inclusive o atleta de maior peso "Diego Souza".
Um resultado funesto para o time do Galo, que continua na zona da degola, em 18º lugar, que enfrentará na próxima rodada um time em ascenção, o Grêmio de Porto Alegre e, reinicia sua participação na Sul Americana - viaja para a Colômbia para enfrentar o Santa Fé (dia 06/10, fazendo o jogo de volta no dia 20/10 - ao meio da maratona de jogos do brasileirão.
Luxemburgo foi demitido ainda nos vestiários - a goleada foi a gota d'água - admitindo que pecisa se reciclar...by by Luxemburgo, "ajuda ae" , trabalhe mais e fale menos.

Isso é fantástico

Um gol histórico do Flamengo faz 40 anos. Um gol de goleiro

qui, 23/09/10
por gm marcelo |

ubirajaragolVer goleiros marcando gols de pênalti ou em cobranças de falta passou a ser algo não tão raro assim no futebol moderno. Rogério Ceni, Chivalert, Bruno, Lauro, Viáfara, Tiago (Vasco) e Márcio (Atlético-GO) são alguns dos camisas 1 que já balançaram as redes. Mas um arqueiro fazer um gol sem ser de bola parada segue sendo algo fora do comum. E um dos primeiros gols de goleiro conhecidos envolvendo um grande clube brasileiro completa 40 anos neste mês.

Em 19 de setembro de 1970, o Flamengo se despedia do Campeonato Carioca contra o Madureira. A partida fechava uma campanha abaixo da esperada do Rubro-Negro no Estadual, em que terminou em quinto lugar. Mas o jogo no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, ficaria marcada na história do clube. Pelo segundo gol do Fla na vitória por 2 a 0.

O meia Zanata abriu o placar aos 40 minutos de jogo, em cobrança de pênalti. Aos 30 da etapa final, o goleiro Ubirajara Alcântara repôs a bola em jogo com um chutão. A pelota, ajudada pela ‘brisa’ que costuma soprar no campo da Portuguesa carioca (apelidado de “estádio dos ventos uivantes”) chegou na área adversária. Surpreso por ver a bola chegar perto de sua área e diante da aproximação do atacante Nei, o goleiro do Madureira, Paulo Roberto, saiu mal do gol e acabou sendo encoberto.

Ubirajara2A maioria dos poucos torcedores presentes ao estádio (o público foi de apenas 1.075 torcedores) demorou a reagir, diante do lance surpreendente. Mas, em seguida, vibraram com o raro gol que haviam acabado de testemunhar: o primeiro marcado por um arqueiro na história do Flamengo.

Depois, apenas outros dois camisas 1 conseguiram balançar a rede: Zé Carlos, em um pênalti, na goleada de 6 a 2 do Fla sobre o Nacional-AM, em 27 de fevereiro de 92, pela Copa do Brasil; e Bruno, que marcou quatro vezes entre 2008 a 2010, três em cobranças de falta e uma em penalidade máxima.

Mas nenhum deles conseguiu balançar a rede com um chute da própria área, como Ubiraja fez em 1970. Um feito até hoje inigualado na história do Rubro-Negro carioca.


Matéria veiculada em GLOBOESPORTE.COM

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cruzeiro "dorme" na vice-liderança do brasileirão

Após a partida de ontem à noite na Arena do Jacaré, diante de um grande público, o Cruzeiro venceu a equipe do Ceará e assumiu a segunda posição no certame nacional.
Um jogo difícil e truncado como previa o treinador Cuca, serviu para mostrar o crescimento da equipe mineira na competição. Trabalhou muito e com paciência para superar a defesa, até então, menos vazada do campeonato brasileiro.
Nos dez minutos finais a Raposa conseguiu 2 tentos, o primeiro de penalti, assinalado pelo argentino Montillo e o segundo também por outro argentino, Farias, entrando em forma e marcando mais um para os cruzeirenses.
A vitória por 2 x 0 leva o time estrelado à segunda colocação com 44 pontos, a 3 do líder Corinthians que venceu também na rodada de ontem e tem um jogo a menos(líder isolado).
Hoje à noite no Engenhão, o Fluminense enfrenta o arqui-rival curzeirense, o time do Atlético que precisa vencer para se reabilitar na competição - no momento o time mineiro se encontra na 18ª colocação -e o tricolor carioca busca a vitória para assumir o segundo posto na competição.

Ney Franco na CBF

23/09/2010 01h05 - Atualizado em 23/09/2010 01h44

Ney Franco é o novo coordenador das seleções de base da CBF

Técnico do Coritiba será o treinador da Seleção sub-20 no Campeonato Sul-Americano da categoria, em janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O técnico do Coritiba, Ney Franco, será o novo coordenador das categorias de base da CBF e o treinador da Seleção Brasileira sub-20, a partir de dezembro, logo após a participação do seu time na Série B do Campeonato Brasileiro, que se encerra em 27 de novembro. Ney Franco, que foi indicado pelo técnico da Seleção principal, Mano Menezes, dirigirá o time sub-20 no Campeonato Sul-Americano que será disputado em janeiro de 2011, no Peru. Esta competição classificará duas equipes para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e quatro para o Mundial da categoria, também em 2011, na Colômbia.

Ricardo Teixeira Mano Menezes Ney Franco Ricardo Teixeira, Mano Menezes e Ney Franco na reunião realizada na CBF nesta quarta-feira (Foto: CBF)

Segundo a TV Globo, após o Sul-Americano, Mano Menezes assumirá a Seleção sub-23, que será a equipe que disputará as Olimpíadas de 2012, com a permissão de serem convocados três jogadores com mais de 23 anos. Ney Franco, que será funcionário da CBF, passará então a trabalhar diretamente com o técnico do time principal. A contratação do treinador foi decidida em reunião realizada na sede da CBF nesta quarta-feira, com o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, e Mano Menezes.

O sorteio dos grupos da primeira fase do Sul-Americano sub-20 será realizado no dia 7 de outubro, em Lima. O torneio será disputado de 16 de janeiro a 6 de fevereiro, em três sedes: Arequipa, Moquegua e Tacna.


Nota do Blog - Mano Menezes, sem estrelismo, vem demonstrando já no início de seus trabalhos à frente da comissão técnica do selecionado brasileiro, seriedade e competência. O futebol brasileiro - da seleção - voltou a ser alegre e competitivo e é o que a nação espera daqui prá frente. Mais do que ter cinco títulos mundiais, precisamos carimbar um título aqui no Brasil, o que é bem previsível na próxima copa, no Mundial 2014.

Ney Franco, demonstrou sua competência nos trabalhos realizados na base do Cruzeiro Esporte Clube e, trabalhando com jovens levou o Ipatinga F.C. ao cenário nacional. O estilo é o mesmo do Mano Menezes, trabalhar como técnico sem se preocupar com os holofotes.

O Ney tem tudo para dar certo à frente da "garotada canarinho" e desejamos sucesso ao jovem talento que assumirá no final do ano, certamente, após promover o retorno do Coritiba à série A do brasileirão.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Coelho toma conta de sua horta, enquanto Tigre continua manso

Pela série B do brasileirão, as equipes mineiras voltaram a campo nesta noite de terça-feira, onde América recebeu a visita do xará de Natal e o Ipatinga compareceu a campo em Arapiraca.
O Coelho mostrou que é dono "de sua horta" e na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, venceu o América-RN de goleada, assinalando 4 x 1.
Após um primeiro tempo sonolento, com o placar zerado, o América-MG retornou para a segunda etapa com disposição marcando 4 tentos - 1 do veterano artilheiro Fábio Júnior - sofrendo um, porém deixando a pequena torcida empolgada com a goleada. Somando 40 pontos na competição o Coelho sobe para a 3ª colocação. Está caminhando firme em busca da série A, mas, time sem torcida, sei não...o América precisa colocar mais torcedores em seus jogos.

O Ipatinga continua na mesmice de perder ou perder, às vezes ganhar e, nessa contenda perdeu mais uma, ontem à noite, em Arapiraca, por 1 x 1 para o ASA. Somando apenas 18 pontos na competição, o Tigre continua na lanterna, praticamente rebaixado para a série C do brasileirão. Uma campanha para lá de ordinária do quadricolor no certame.
O próximo compromisso do Ipatinga será diante do América_MG, o clássico mineiro da série B, sábado às 18,30 horas no Ipatingão.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Matéria transcrita do blog do Pascoal - POL NEWS

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Deu no Jornal II


Lendo a edição de domingo, 29/08, deparei com uma notícia muito estranha. É que o deputado Rodrigo Maia, Presidente do DEM usou uma mentira para desmentir a Dilma no Debate da UOL/Folha de São Paulo. A Dilma teria afirmado que o partido do vice do Serra era contra o ProUni e queria acabar com ele. Diante da afirmação de Dilma, ele a chamou de mentirosa.

A verdade veio em seguida, Ao ser criado pela MP 213 no dia 10 de setembro de 2004, duas semanas depois o PFL, pai do DEM, entrou no Supremo Tribunal Federal com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a iniciativa, a Adin 3.314.

Como representante e herdeiro das oligarquias agrárias desse país, sempre foi um partido elitista e aristocrático que morrem de medo de que o povo se instrua e coloque em questão suas diretrizes direitistas e ditatórias. Ditatoriais, sim. Afinal esse partido é o que sobrou da ARENA, partido que sustentou politicamente a ditadura militar no país por mais de 20 anos.

O ProUni já formou 110 mil alunos e contempla mais 450 mil que não teriam a menor chance de estudar numa faculdade se não fosse o programa. Ele contribui e muito para a formação de uma mão-de-obra mais especializada e proporciona a mobilidade social, esses formandos são a cara da nova classe média brasileira, assim como um programa similar instituído nos EUA depois da Segunda Grade Guerra, quando formaram 2,2 milhões de veteranos.

Aí aparece o José Lino de Souza Barros na propaganda do Anastásia perguntando se era melhor votar nos candidatos da coligação da qual o DEM faz parte, no que é prontamente concordado pelo entrevistado que se resume a concordar com uma pergunta que já vem pronta e, com um ponto de interrogação no final.
Você que não tem pai rico, que não ganha o suficiente para custear seus estudos, pense bem antes de votar, conforme o resultado do julgamento no Supremo, o seu direito de estudar pode ser cassado.

Galo caminha para o rebaixamento

Mais uma derrota do Atlético na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no jogo de ontem, domingo, contra o Vitória-BA.
O time de Luxemburgo entrou em campo bastante nervoso e a grande torcida que compareceu ao jogo cobrava e muito dos atletas. O Vitória aproveitou a situação e já nos primeiros 15 minutos da partida abria 2 x 0 de vantagem, até que aos 27 minutos o rubro-negro baiano teve um jogador expulso e o Atlético diminuiu a vantagem.
Apoiado pela torcida, o Galo voltou um pouco melhor e chegou ao empate através de Neto Berola, porém, mesmo com um jogador a menos, o Vitória atacava e num vacilo da zaga atleticana decretou o final da partida em 3 x 2 para os baianos. Um péssimo resultado para o Atlético que continua na zona de rebaixamento com apenas 21 pontos na competição.
O próximo compromisso da equipe mineira será na quinta-feira contra o vice-líder Fluminense, no Rio de Janeiro. Uma pedreira pela frente esse compromisso do Galo, mas, como jogo é jogado e lambari é pescado, está na hora do time de Luxemburgo esquecer o que passou e tentar uma boa vitória fora de casa e preparar a reação, caso contrário, a coisa vai pro brejo.

domingo, 19 de setembro de 2010

Raposa vítima do apito

Na noite de ontem, sábado, o Cruzeiro enfrentou o Botafogo-RJ no Engenhão, onde as equipes realizaram uma das melhores partidas do brasileirão. Apesar de quatro gols no confronto quem apareceu mais durante a partida foi o árbitro Heber Roberto Lopes. Infeliz na sua atuação prejudicou a equipe mineira, anulando um gol legítimo e inventando um penalti para os cariocas empatarem a partida.
Esse filme já é conhecido, parece que estão querendo dar o título para o Corinthians no seu centenário, aliás, foi esse carequinha mesmo - Heber - e o hoje comentarista Márcio Rezende de Freitas, os protagonistas daquele título do timão a pouco mais de quatro anos.
O Botafogo saiu na frente nos minutos iniciais e após o retorno para o segundo tempo, Montillo empatou de penalti e virou o placar num lance belíssimo, depois de deixar vários adversários para trás. O Empate surgiu com um penalti arranjado pelo árbitro. Final 2 x 2 e as equipes permaneceram na terceira e quarta posição do certame.
Na quarta-feira a Raposa recebe o vovô - Ceará - na Arena do Jacaré.


Série B - O Tigre do vale do aço detonou o São Caetano por 4 x 1, esboçando uma reação. A equipe Ipatinguense terá um compromisso em Arapiraca na terça-feira e no sábado recebe o rival mineiro - América - no Ipatingão.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cruzeiro avança, Atlético continua no rebaixamento

Encerrada a participação dos mineiros na rodada desta noite no brasileirão pela série A, o Cruzeiro com uma boa vitória avançou na tabela de classificação e o Atlético derrotado fora de casa, continua na zona de rebaixamento.
Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, uma outra casa da Raposa, o time celeste garantiu mais três pontos na competição ao derrotar o Guarani de Campinas por 4 x 2. O time de Cuca virou o primeiro tempo vencendo por 2 x 0 e, quando o adversário ficou reduzido a "dez" com a expulsão do atancante Mazolla, a equipe campineira conseguiu o empate. Um 2 x 2 horrível para os cruzeirenses que entraram em campo bastante desfalcados e, com subsituições forçadas pelo cansaço e visando o próximo advesário - confrontante direto, o Botafogo-RJ - o clube estrelado deu uma "afrouxada", mas se superou em campo, macou mais duas vezes e finalizou o marcador em 4 x 2. Bom lembrar que a arbitragem anulou erradamente um gol do Cruzeiro no momento que o placar ficaria em 3 x0.
Rafael substituiu Fábio e não teve culpa nos gols, fazendo ótimas defesas durante a partida.
A vitória leva a Raposa aos 40 pontos e, dependendo do resultado do jogo entre Fluminense x Corinthians, o time de Cuca poderá ficar na vice-liderança, porém, outro resultado, que não seja a vitória do Flu ou empate, deixa o time na terceira vaga da competição, entrando de vez na briga pelo título. O próximo confronto cruzeirense será domingo, no Engenhão - RJ - contra o Botafogo que nesta noite perdeu feio para o Goiás por 4 x 1.

Jogando na capital paranaense, o Atlético entrou em campo buscando a reabilitação contra o xará Atlético Paranaense.
Após sofrer o primeiro gol, Obina empatou - artilheiro nato, já com 7 na competição, mesmo afastado por várias rodadas por contusão - o time mineiro não suportou a pressão no caldeirão do rubro-negro - Arena da Baixada e acabou perdendo por 2 x 1. Fábio Costa não foi bem no lance de um dos gols sofridos pelo Atlético, portanto a sina do "camisa 1" do Galo continua.
O próximo compromisso dos atleticanos será no domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, contra outro rubro-negro, desta vez o Vitória - Ba. Esse resultado deixa o Galo na incômoda 17ª posição, podendo ainda cair mais uma, caso o Grêmio Prudente vença o Flamengo, no compromisso que se desenrolará daqui a pouco.

Coelho pula para o terceiro

Jogando em Santa Catarina, no Orlando Scarpelli, o América-MG conquistou três pontos valiosos ao derrotar o Figueirense na noite passada.
Até o final da primeira etapa a partida estava equilibrada, porém, os catarinenses perderam um atleta expulso por jogada violenta e o América não perdeu a chance de mandar no jogo.
Depois de uma boa jogada pela esquerda, o artilheiro veterano, Fábio Júnior, de calcanhar mandou para as redes catarinense, decretando o placar do jogo em 1 x 0 para os mineiros. Somando 37 pontos na competição o "Mecão" chega ao terceiro lugar e dependendo dos resultados restantes da rodada, poderá se manter bem posicionado e tentar chegar ao topo na próxima rodada, jogando em casa.

domingo, 12 de setembro de 2010

Raposa e Galo vencem

O domingo no brasileirão foi ótimo para os rivais Atlético x Cruzeiro, após encerramento da rodada, com vitórias dos mineiros na competição.
Na Arena do Jacaré em Sete Lagoas, quando a torcida que lotou as dependências do estádio, pagando ingressos promocionais - R$ 5,00 - gritava "fora Luxa", Obina marcou o gol da vitória atleticana sobre os paulistas de Presidente Prudente. O Galo venceu por 1 x 0, porém, permancece na zona de rebaixamento, mas, o que a equipe precisava, conseguiu, uma vitória para espantar a "urucubaca" - um jogo de 6 pontos, como dizem - O alvi-negro permanece na 17ª colocação e a luta segue no próximo compromisso em Curitiba contra o xará paranaense.

Na "Ressacada", em Santa Catarina, o Cruzeiro chegou abrir dois gols de vantagem, mas, no momento em que se encontrava inferior numericamente - Marquinhos Paraná foi expulso - levou um gol e sufoco. Terminada a partida, valeu a luta da Raposa em terreiro adversário e uma boa vitória por 2 x 1, resultado que deixa o time da toca na quarta posição, com o mesmo número de pontos do terceiro colocado, Botafogo, com 37 pontos.
O time da toca persegue os primeiros da tabela, Fluminense e Corinthians e tentará manter a rota de vitórias no próximo compromisso, quando enfrentará o Guarani de Campinas, em partida que deverá ser realizada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Céu está um marasmo

Essa época de eleições no Brasil, deixa o Céu pouco habitado, anjos e santos abandonam o "lar doce lar", para se candidatarem à presidência da república brasileira, aos governos estaduais e ao congresso mais ficha limpa do planeta.
Prometem mundos e fundos, inclusive coibir o vício de legislar em causa própria - essa proposta é muito boa - aliás, seus fundos poupados ao longo das grandes espórtulas doadas por seus devotos, são distribuidas generosamente aos seus cabos eleitorais.
Dizem que no Nordeste o eleitor recorre ao Padre Cícero para acertar o voto, enquanto noutras bandas Pais de Santos são consultados e noutras regiões, Mãe Dinah é a consultora da vez. Tem-se notícias, ainda, que os mais abastados preferem uma consulta internacional, onde o Polvo, aquele que acertou todos os resultados da última Copa do Mundo de Futebol dá uma boa dica a trôco de alguns dólares.
Enquanto isso, os poucos santos que lá no Céu permanecem, naquele marasmo total, fazem uma faxina geral à procura de "ficha suja" e ainda bem que o guardião celestial, São Pedro, fica de lá, observando toda a movimentação eleitoral, sem deixar de atender os pedidos de chuva para todos aqui na terra.
Sendo assim, rogo a São Pedro, uma chuva boa para a região.

Segundo turno do brasileirão

A vigésima rodada do brasileirão, ou o início do segundo turno, terminou ontem, quinta-feira. O Cruzeiro de Cuca chegou ao G-4 e o Atlético de Luxemburgo permaneceu na zona de rebaixamento, na 17ª colocação.

Na quarta-feira, a Raposa jogou e venceu o Internacional de Porto Alegre, pelo escore mínimo - 1 x 0, gol de Everton. A vitória celeste ocorreu em Uberlândia, no Parque do Sabiá, onde a equipe está invicta. As últimas partidas cruzeirense, um empate e quatro vitórias, deixa o time da Toca na quarta colocação com 34 pontos - 7 atrás do líder Fluminense.

Ontem, no Rio de Janeiro, o Atlético enfrentou o Vasco em São Januário, sofreu o primeiro gol e na segunda etapa conquistou o empate. Final da partida, 1 x 1 que não muda a situação do Galo na tabela de classificação. Com apenas 18 pontos, fica na zona da degola e mesmo que vença seu próximo compromisso, não será suficiente para sair da situação incômoda.
Nos últimos jogos, parte da torcida pede a "cabeça de Luxemburgo" e o presidente Kalil já coloca sua "matraca" prá funcionar, procurando uma solução, inclusive cobranças de maior luta do elenco.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A História do Bela Vista de Sete Lagoas -transcrita de globoesporte.com

08/09/2010 07h00 - Atualizado em 08/09/2010 07h00

Brasil Afora: Bela Vista, de Sete Lagoas, lotou Bernabéu contra o Real

Conheça a história do pequeno clube do interior de Minas Gerais, que encarou o galáctico time de Di Stefano em excursão confusa pela Europa

Por Marco Antônio Astoni Sete Lagoas, MG

time do Bela Vista na EuropaBela Vista posa para foto em amistoso na Europa
(Foto: Arquivo pessoal de Edésio)

Em 1958, na Suécia, o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo e fez o planeta se encantar com o futebol vistoso de Pelé, Garrincha, Didi, Vavá e companhia. O que fez o Real Madrid, então tricampeão europeu, convidar o campeão brasileiro daquele ano para um amistoso no grandioso estádio Santiago Bernabéu. Com toda a publicidade feita – por cartazes, comerciais em programas de rádio e em carros de som pela cidade –, o estádio abriu suas portas para um público de aproximadamente 80 mil pessoas, que viu o esquadrão de Di Stéfano, Puskas, Gento, Kopa, Santamaria e Rial enfrentar aqueles que supunham ser o melhor time do Brasil. E em uma tarde fria do outono espanhol, eis que surge no gramado a brava equipe brasileira, formada por: Ademar; Isaías, Gaia, Toledo e Edésio; Salvatore, Murilinho, Waldir Nenezão e Assis; Marinho e Baiano. Comandando o time, no banco de reservas, o técnico Orlando Rodrigues... do Bela Vista!

Quem? Se os brasileiros presentes ao estádio não faziam ideia de quem estava no time, imaginem os espanhóis. A dúvida tinha razão de ser. Afinal, o time de camisas verdes em campo era o desconhecido Bela Vista Futebol Clube, de Sete Lagoas, cidade a 70 quilômetros de Belo Horizonte. Diferentemente do Santos de Pelé, do Botafogo de Garrincha ou mesmo dos colegas de estado Atlético-MG e Cruzeiro, um clube sem glórias. O time só disputaria seu primeiro Campeonato Mineiro na volta da viagem à Europa.

Empresário

Assim como hoje, os empresários já atuavam no futebol. E o Brasil, distante da Europa, era um prato cheio para os grandes golpes em uma época sem internet e com comunicação precária. Um tal Fauszlinger, que a maioria supunha ser alemão e desconhecia o primeiro nome, acertou 30 jogos para o Bela Vista na Europa, com cota razoável para o time mineiro. Com isso, apresentar o desconhecido clube de Sete Lagoas como campeão brasileiro era golpe fácil de aplicar, se feito de forma rápida e eficaz. Fauszlinger, após acertar o jogo com o Real Madrid, fez grande campanha pela cidade e conseguiu mobilizar a opinião pública e lotar o Santiago Bernabéu.

Mas o fato é que o Bela Vista não se intimidou e não fez feio. O jogo foi duro, e os merengues só venceram por 2 a 1, com um gol marcado por Gento nos minutos finais. Não se sabe se os bicampeões europeus jogaram receosos por enfrentarem o 'campeão brasileiro' ou se o Bela Vista realmente deu trabalho ao poderoso Real Madrid.

Aventura na Europa

Após o bom desempenho frente aos espanhóis, o Bela Vista seguiu para a França, onde os problemas da delegação na Europa começaram. Depois da derrota por 3 a 1 para o Olympique, em Marselha, alguns diretores do clube e o técnico Orlando Rodrigues foram ao hipódromo da cidade, de onde saíram apenas por poucas horas nas semanas seguintes. Com comando esfacelado, excesso de partidas marcadas e jogadores soltos em um mundo totalmente desconhecido e repleto de prazeres, a derrocada do Bela Vista em gramados europeus era questão de tempo.

O time ainda tinha jogos marcados na Itália, Suíça, Alemanha Ocidental, Alemanha Oriental, Holanda, Dinamarca e Inglaterra. E cumpriu a maioria deles, mesmo com baixas no elenco. Os jogadores Assis e Marinho, por exemplo, aceitaram propostas de times europeus e deixaram a delegação.

jogos do time do Bela Vista na EuropaRelação de partidas do Bela Vista, de Sete Lagoas, na Europa (Foto: Arquivo pessoal de Edésio)

Mesmo com todos os percalços, o Bela Vista seguiu pelo velho continente, fazendo jogos duros com times tradicionais, como Grasshoper, da Suíça (1 a 1), Bologna, da Itália (2 a 3) e Hamburgo, da Alemanha (0 a 1).

O golpe fatal ao nome do clube veio na partida contra o Newcastle, da Inglaterra, no St. James Park. Totalmente desfigurado e com o zagueiro Gaia fazendo as vezes de técnico, roupeiro e capitão, o time sofreu impiedosos 12 a 1. A goleada gerou preocupações no CND (Conselho Nacional de Desportos) e no próprio Itamaraty, que exigiram a volta do Bela Vista ao Brasil, para não 'sujar o nome do futebol brasileiro no exterior'.

O Bela Vista ainda fez mais quatro jogos – quatro derrotas – antes de voltar ao Brasil para a disputa do Campeonato Mineiro de 1958. Na bagagem, um saldo de 24 jogos, com três vitórias, dois empates e 19 derrotas. O time fez 29 gols e sofreu 74 em gramados europeus.

Testemunha

Seu Edésio ex-jogador do Bela VistaSeu Edésio, ex-jogador do Bela Vista
(Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)

O lateral-esquerdo Edésio chegou ao Bela Vista especialmente para a excursão à Europa. E, curiosamente, nunca mais deixou Sete Lagoas.

Nascido em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro, começou a carreira no Royal, de sua cidade natal. Depois passou por América-RJ e Vasco, onde jogou ao lado de grandes nomes do futebol brasileiro, como o goleiro Pompeia e o zagueiro Djalma Dias, campeões cariocas em 1960, e Ademir Menezes, artilheiro da Copa do Mundo de 1950, já em fim de carreira.

Funcionário aposentado da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Edésio se lembra com detalhes da viagem à Europa.

- A gente viajou em um bimotor da Panair. Parou em Dacar, seguiu para Portugal, e, de lá, direto pra Espanha. Fomos todos para uma tourada, bem interessante. Lembro-me também de quando estávamos na Alemanha, perto do Muro de Berlim. Havia fotos de várias pessoas que morreram na guerra e no meio delas tinha uma do Garrincha, que ocupava um lugar central. E todo mundo parava para olhar.

O ex-jogador também se lembra bem da partida contra o Real Madrid.

- Foi uma surpresa. O estádio estava lotado. E todo mundo na cidade só falava do jogo. Fomos recebidos como os reis do futebol. E por muito pouco, saímos de campo com o empate. O segundo gol deles saiu só no finzinho, e de pênalti.

Casado e pai de dois filhos, Edésio acompanha de perto o futebol, mas diz não gostar do que vê atualmente.

- Torço para o Cruzeiro. Não perco um jogo do time, mas o futebol de hoje é pior do que na minha época. Hoje os times jogam para trás, só pensam em defender e marcar. Quando eu jogava, a gente atacava o tempo todo.

Futuro

programação no vestiário do Bela VistaProgramação de treinos no vestiário do Bela Vista
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)

O Bela Vista tem planos ambiciosos para os próximos anos. Com o departamento de futebol profissional desativado, o plano é retomar as atividades e disputar a terceira divisão do Campeonato Mineiro já em 2011.

O time já bateu os gigantes de Belo Horizonte nos tempos de glória. O Atlético-MG foi derrotado por 3 a 2, em 1961, no estádio Independência. Já o Cruzeiro foi batido por 1 a 0, também na capital mineira.

Segundo o atual presidente do Bela Vista, o advogado Wágner Oliveira, tudo está encaminhado para que o projeto saia do papel. Falta apenas o apoio financeiro de uma grande empresa da região de Sete Lagoas, que, segundo Oliveira, já está em fase final de negociação. O Bela Vista tem equipes ativas em todas as categorias de base e conta com mais de 350 jovens em suas escolinhas.

estádio do Bela VistaCondições precárias do estádio do Bela Vista, em Sete Lagoas (Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)

O clube, que já revelou jogadores como o zagueiro Thiago Heleno, do Corinthians, e o lateral Marcos Rocha, ex-Atlético-MG e hoje no América-MG, sonha alto, para – quem sabe um dia – voltar a enfrentar um time poderoso, como o Real Madrid...

Feriado com rodada pela série B do brasileirão

Jogando fora de casa, o América conquistou uma boa vitória em Bragança Paulista, diante do Bragantino e encostou no G-4.
Com dois gols de Luciano, o Coelho afundou ainda mais a equipe paulista, somou 33 pontos e assume a quinta posição na série B do brasileirão. O próximo compromisso dos mineiros será no sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, contra o vice-lider Coritiba.

Por sua vez, o Ipatinga continua em péssima situação e parece não ver luz no fim do túnel. O Tigre jogou em casa e perdeu por 2 x 1 para o Paraná, permanecendo na lanterna da competição. Tempo ruim para o time do vale do aço que terá outro compromisso dificílimo contra o Bahia - 4º colocado -em terras baianas.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Gol espírita de Roberto Carlos


Divulgação Científica

Físicos explicam gol de Roberto Carlos

3/9/2010

Agência FAPESP – Muito antes da Jabulani, não se discutia a bola, mas sim quem a chutava, como os jogadores de futebol que encantaram torcidas com chutes de grande efeito e repercussão ainda maior. O Brasil tem uma notável tradição em gols feitos após curvas mirabolantes e improváveis – como o chamado “gol espírita”. Nelinho, Dicá, Zenon, Zico, Roberto Dinamite e o glorioso Didi, o criador da “folha seca”, são alguns dos mais lembrados nesse quesito.

Entre os atletas brasileiros ainda em atividade, um dos destaques é Roberto Carlos, que ficou conhecido por seus gols feitos com fortes chutes de longa distância e efeitos imponderáveis. Como um dos mais famosos deles, no Torneio da França de 1997, no jogo entre as seleções brasileira e francesa, que terminou empatado.

O chute de bola parada, cobrança de falta, foi de muito longe, a 35 metros das traves, e o lateral tomou mais uns dez para correr até bater na bola. A curva foi tamanha que saiu do quadro da câmera de televisão que focalizava a cena de frente.

O goleiro francês nem se mexeu. A bola passou a mais de 1 metro à direita do último homem da barreira. Parecia que ia para fora – muito fora –, quando mudou completamente de trajetória e entrou com violência no canto do gol, para perplexidade de Fabien Barthez, o arqueiro francês.

Um novo estudo acaba de concluir que o gol não foi um golpe de sorte ou obra do acaso, mas sim resultado de uma sequência de fatores. O trabalho, publicado no New Journal of Physics, foi feito, curiosamente, por cientistas franceses, da École Polytechnique in Palaiseau.

Segundo os pesquisadores, Barthez não pulou para tentar alcançar a bola por achar que ela iria para fora, uma vez que a trajetória o fez induzir que passaria longe do gol. Atrás da linha de fundo, um gandula abaixou com medo de ser atingido pela bola, que julgou estar na sua direção.

Usando pequenas bolas de plástico e estilingues, os cientistas variaram a velocidade e o giro de bolas se deslocando pela água de modo a poder traçar diferentes respostas e trajetórias.

Os resultados confirmaram o efeito Magnus, que dá a uma bola girando enquanto se desloca no ar uma trajetória curva e indicam que, além da força, a distância foi importante para o gol brasileiro.

A fricção exercida na bola pela atmosfera em seu entorno diminuiu a velocidade o suficiente para que o giro assumisse um papel maior na trajetória. Foi o que resultou na mudança brusca de direção no último momento, quando todos imaginaram que a bola iria para a linha de fundo.

Segundo os cientistas, o movimento resultante pode ser chamado de “espiral de uma bola girando” e é bem diferente dos efeitos resultantes de chutes de distâncias menores (entre 20 e 25 metros), como as cobranças de falta de jogadores como Michel Platini e David Beckham.

“Quando chutada de uma distância longa o bastante e com uma força suficiente para mantê-la em uma determinada trajetória à medida que se aproxima do gol, a bola pode assumir um comportamento inesperado”, disse Christophe Clanet, um dos autores do estudo.

“O chute de Roberto Carlos começou com uma trajetória circular clássica que subitamente dobrou de forma espetacular, levando a bola para dentro do gol, embora um instante antes tenha parecido que iria para fora. As pessoas frequentemente destacam que a falta foi batida de muito longe. Em nosso artigo, mostramos que isso não foi coincidência, mas uma condição necessária para gerar uma trajetória em espiral”, disse. Outro ponto fundamental, claro, foi a grande habilidade do lateral em cobrar faltas.

O gol de Roberto Carlos pode ser visto em: www.youtube.com/watch?v=30Vy5Fesy_E

O artigo The spinning ball spiral (doi: 10.1088/1367-2630/12/9/093004), de Christophe Clanet e outros, pode ser lido por assinantes do New Journal of Physics em http://iopscience.iop.org/1367-2630/12/9/093004.


Brasileirão no meio do caminho

A rodada do final de semana do campeonato brasileiro de futebol, foi o marco divisório da competição. Dezenove rodadas, apresentando o Fluminense na liderança, seguido na cola pelo coritnhians.

Pela série B, América x Ipatinga não se deram bem na rodada. O Coelho perdeu em casa para Ponte Preta, após abriu o marcador na primeira etapa, deixando a Macaca virar o placar para 3 x 1 no segundo tempo - em plena Arena do Jacaré - se distanciando do G-4. O próximo compromisso dos americanos será no feriado de 7 de setembro em Bragança Paulista, contra o Bragantino.
O Ipatinga terminou a primeira fase da competição em último lugar, com apenas 15 pontos ao perder mais uma. Dessa vez o Tigre visitou o Icasa do Ceará e perdeu por 2 x 0. O próximo compromisso do time do vale do aço será no feriado - terça 7 de setembro - onde receberá o Paraná, em busca de reabilitação.

Pela série A, tivemos um Cruzeiro brilhante na partida contra o Palmeiras, realizada no Pacaembu e Kleber (ex-Cruzeiro) abriu o marcador cobrando penalidade. O Palestra paulista virou o primeiro tempo com vitória parcial por 2 x 0. As modificações feitas pelo técnico Cuca, surtiram efeito e a Raposa virou o marcador. Com três gols na segunda etapa, Roger, Monttillo e o estreiante Farias, os mineiros decretaram o final de 3 x 2, numa grande final, melhorando o posicionamento na tabela, se aproximando do G-4 com 31 pontos. O próximo jogo do Cruzeiro será na quarta-feira, em Uberlândia, contra o Internacional de Porto Alegre.

Em Ipatinga, o Atlético tinha o jogo na mão, quando empatou e virou o jogo ainda no primeiro tempo com 2 gols de Obina - ambos de penalti - Mais uma vez, em falha do goleiro Fábio Costa no primeiro gol e de toda a zaga nos outros gols do tricolor paulista, o Galo sofreu a "revirada" do jogo que terminou 3 x 2 para o São Paulo, resultado que deixa a equipe mineira, ao final da 19ª rodada - primeiro turno - na zona de rebaixamnto.
Na quarta-feira o time de Luxemburgo tenta a reabilitação diante do Vasco, em São Januário e não poderá contar com o artilheiro Obina que recebeu o 3º cartão amarelo.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Penúltima rodada do brasileirão

A penúltima rodada do brasileirão teve início ontem, na terça-feira, com jogos pela série B, numa rodada nada agradável para os mineiros.
O Ipatinga jogando em casa não saiu do empate sem gols contra a Portuguesa Paulista. O Tigre continua na zona da degola após esse resultado contra a Lusa.
Em Recife, o América também não foi feliz e perdeu por 1 x 0 para o Sport numa partida em que o Coelho reclamou bastante da arbitragem. A derrota do Coelho para o Leão da Ilha do Retiro, "retira" os mineiros do G-4.

Pela série A, o Atlético deu a volta por cima e venceu de virada o Goiás, em partida realizada no Serra Dourada. Tardelli que ficaria no banco, sentiu dores na coxa - ou no glúteo - não participou da partida. Obina marcou de penalti, empatando a partida e com a entrada de Diego Souza que veio do banco de reservas e também marcou, o Galo superou as dificuldades com novo gol de Obina - ambos de penalti- encerrando a partida com 3 x 1 sobre o lanterna Goiás.
Apesar da vitória oxigenar a equipe de Luxemburgo, o Atlético segue na zona do rebaixamento, com 17 pontos e na 17ª colocação.

Em seguida às novelas da Globo - ki b?#*? p/ o futebol - o Cruzeiro entrou em campo na sua nova casa em Uberlândia para enfrentar o Flamengo que apresentava Silas como novo treinador.
A Raposa marcou logo no início através de Robert - que perdeu outras chances de ampliar - depois de boa jogada de Montillo.
Alguns ataques dos rubro-negros bem contidos pela defesa celeste e pelo grande goleiro Fábio e, no mais, um Cruzeiro dominando o jogo o tempo todo, perdendo gols incríveis. A Raposa continua sentindo falta de um "matador" - todas as partidas crias jogadas de gols que são perdidos bisonhamente -
Final, vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo por 1 x 0 e se mantendo , a Raposa, no grupo dos classificados para a Libertadores.