segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Cinco de outubro

Fotografia por:Jonatham Souza do Jornal de Raul Soares.

Cinco de outubro de dois mil e oito, a Nação Brasileira comemorou o vigésimo aniversário de outorga de sua Carta Magna.
Para completar as pompas, o povo “madrugou” para demonstrar que gosta e respira o ar da democracia. Pela manhã, após o tradicional café em seus lares, saiu em busca de seu dever e direito constitucional para o exercício da cidadania. Um momento cívico, que impôs ao cidadão brasileiro enfrentar pequenas e grandes filas, que se alternaram ao longo do dia, pois o momento era de escolha aos mandatários dos municípios e respectivas câmaras municipais.
Passados os sessenta dias que antecederam o pleito, onde políticos e munícipes discutiram e apresentaram as propostas de governos, nada melhor que comparecer à sua respectiva zona eleitoral para votar em seu prefeito, sua prefeita, seu vereador ou sua vereadora.
A hospitaleira cidade de Raul Soares proporcionou também, a seus filhos, esses momentos mágicos da política. As reuniões cívicas, chamadas tais de “comício”, cumprindo a nova legislação eleitoral, sem os famosos “showmícios”, ocorreram sem badernas e os eleitores prestigiaram os eventos. Participaram ordeiramente e atentos aos planos administrativos de diversos candidatos. Apenas dois se lançaram à candidatura a chefia do executivo enquanto mais de uma centena buscaram uma vaga no legislativo.
Ao crepúsculo desse dia as ruas ainda movimentadas, pareciam estar em dia de quermesse. Nas “rodinhas” ainda discutiam política, afinal a atmosfera estava propicia para tal assunto. Fiscais e operários de partidos anteciparam resultados das seções eleitorais e ali mesmo na praça, a contabilidade apontava uma vitória do candidato à reeleição VICENTE BARBOZA para reger os destinos do município por mais um mandato.
Esta contabilidade registrou uma vitória esmagadora do grupo do prefeito Vicente Barboza sob o oposicionista Laudácio Lasmar. Uma enxurrada de votos do prefeito reeleito o colocou na ponta superando um forte grupo de opositores com mais de mil votos à frente. Ao anoitecer, a Justiça Eleitoral já registrava os números finais, inclusive com os vereadores mais votados que comporão o legislativo do município. O povo assim preferiu: Vicente Barboza de novo na prefeitura.
Veja em PASCOALONLINE.BLOGSPOT.COM os detalhes da votação para os edis.

Nenhum comentário: