terça-feira, 18 de dezembro de 2007

ORA-PRO-NOBIS!

Transportando do latim, “Orai por nós!”. O relato remonta os tempos da infância no Bairro Santana, aqui em nossa cidade de Raul Soares e, mais tarde na capital mineira.
O bairro Santana não era calçado e o largo empoeirado que se transformou na Praça Antonio Olímpio Sobrinho, era nosso palco preferido para ferrenhas disputas futebolísticas. Bom lembrar que nem sempre a bola era de borracha ou de plástico, às vezes e muito das vezes mesmo, era de meia com enchimento de pano.
Entre uma peleja de futebol e outra, a molecada alternava as brincadeiras, ora pique, ora bola de gude e assim passava as manhãs, antes do horário da escola no “Benedito Valadares” e mais tarde no “Regina Pacis”.
Porém, antes das dez horas, tinha eu que parar a brincadeira, estava na hora de levar a marmita de almoço e o ”café fresco” que minha avó preparava para serem levados nos terrenos de um senhor, Tal Velentin Moura, onde meu avô, lavrador de fé, trabalhava batendo pastos e cultivando arroz.
O trajeto de ida e volta não levava mais que meia hora, pois era feito numa carreira só, uma corrida de fazer inveja. Logo que chegava, bem não tinha terminado de lavar as mãos e rosto num tanque de roupas, minha avó já esperava com um delicioso prato. Recompensa melhor não havia. Arroz limpo por ela no pilão, feijão preto cortado, angu de fubá do “munho”, ovo de galinha caipira, costelinha de porco curtida em latas e lobrobô.
Pois bem, o tempo foi passando e já rapaz, defendendo uns trocos no Cartório de Notas do Terceiro Ofício, alguma economia feita com certa dificuldade, trouxe à cobiça, um passeio na capital mineira com colegas. NO dia do retorno fomos a um restaurante tipicamente mineiro e o prato especial era “ORA-PRO-NOBIS” (?) com costelinhas de porco, cardápio obviamente sugerido pelo garçom. Servida a “bóia” qual foi minha surpresa ao descobrir o que era essa especiaria. Indignado esmurrei a mesa e disse em bom tom, “orapronobis” uma ova! Isso é lobrobô que segundo minha avó, compara-se a uma verdura saborosa e gostosa, sua ramagem se transforma numa boa cerca viva, pois é toda espinhenta.
E ainda assim, quem tiver dúvidas, resta uma alternativa: ORA-PRO-NOBIS! ORAI POR NÓS, persistindo na dúvida perguntem suas avós!

Nenhum comentário: