quarta-feira, 23 de junho de 2010

Uma saída nada "à francesa"

A eliminação da França do mundial de futebol na África do Sul, ainda na primeira fase, causou vergonha aos franceses. Por outro lado, satisfez o ego de outros tantos, principalmente os irlandeses que perderam a vaga para os comandados de Raymon Domenech, após sofrerem um gol ilegal nas eliminatórias.

Por aqui, quando alguém se retira de um recinto com uma boa desculpa - não pode ser esfarrapada, peidorreira, barriga inchada - diz-se que saiu "à francesa".

Como lembra o velho ditado: "casa de ferreiro, espeto de pau", os franceses se despediram do mundial 2010, de forma melancólica, perdendo por 2 x 1 para os anfitriões África do Sul.
Ao final da partida, o técnico dos africanos do sul, o brasileiro Carlos Alberto Parreira, tentou cumprimentar o colega, comandante da fracassada França, treinador Domenech, mas, foi recebido com uma total falta de educação, trocando em miúdos, o francês apelou feio.
O único brilho da França no mundial, ficou por conta do hino, A Marselhesa, que continua lindo.
A equipe retorna pra casa mais cedo e, no mais, Bafana Bafana!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Domingo no clube dos peladeiros com presença de Obama


Adicionar imagemA rodada "SECP na Copa do Mundo" teve um início tumultuado.

A fotografia da esquerda flagra Marquinhos (Fatinha loja Sintonia) e Marco Túlio - herdeiro do trono - prestigiando a rodada do torneio. À esquerda outra criança junto da mãe, enquanto os pernetas disputavam a redonda.

O tumulto ocorreu quando Marquinhos chegou com o filho e, os menos avisados, olhando rapidamente, confundiram, pensando ser Barack Obama visitando o clube. Passado o trote, a platéia assistiu o desenrolar de Inglaterra 5 x 3 Holanda e Camarões 1 x 0 Brasil.

domingo, 20 de junho de 2010

APROMAI, sua creche, suas bodas


Dois mil e dez é um ano especial para a APROMAI - Associação de Proteção à Maternidade e Infância - um ano de brilho pelas bodas de prata da instituição.
Vinte e cinco anos de história que já faz parte da história do município.
A entidade hoje, funciona com recursos governamentais e, principalmente, com auxílios/doações da comunidade raul-soarense. A diretoria que ao longo dessas décadas administra a creche, é mais que um grupo administrativo; são pessoas, verdadeiros padrinhos daquelas crianças e familiares, que por ali aprendem não só o bê-a-bá, como também a noção de cidadania. Não são apenas voluntários, são na realidade, abnegados e devotos por um mundo melhor.
Não vou citar todos, mas, não poderia deixar de prestar homenagens póstumas ao grande companheiro Irany Lanna Machado, que alí dedicou muito de seu trabalho.
Helena Ferreira Brandão, minha inesquecível professora de geografia, por ali também, deixou um pouco de seu suor - não sei se hoje, ainda presta serviços como voluntária.
Minha também, não esquecível professora do primário no "Benedito Valadares", Helena Noronha Santiago, ali dedica - trabalho voluntário - há um bom tempo.
Também, cumprimento meu grande colega de "Banco do Brasil" , Waldyr Dias Vieira, abnegado pela causa da creche, há um elástico período temporal.
Aos outros que não citei, também, os parabéns. Aos monitores e funcionários, meu testemunho do grande desprendimento.
Hoje a denominção jurídica da entidade é "Centro Educacional Cidadãos do Futuro". Quem sentir gratificado em ajudar, passe por lá, veja o trabalho, vale a pena.
Nas fotografias acima, a noite passada - sábado 19/06 - na Praça da Cultura, mais uma comemorãção pelos 25 anos, quadrilha -a foto da direita crianças de 2 aninhos - Parabéns!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Copa do Mundo no clube dos peladeiros

A roda passada - 06/06 - teve duas partidas, onde Alemanha 3 x 1 França abriu o apetite dos torcedores, enquanto na partida de fundo Brasil x Portugal empataram pela contagem de 04 gols.

Neste último domingo - 13/06 - teve uma partida movimentadíssima entre Inglaterra x Argentina. O placar foi favorável em 7 x 1 para os "ingleses", com a torcida vibrando muito pela derrota dos "argentinos", gorando desde já Los Hermanos. Nanau que disputa pela Argentina saiu cabisbaixo, não adiantou sua catimba, para alegria dos rivais.
Na partida de fundo, Espanha 3 x 2 Itália, realizaram um grande jogo, prestigiado por vários ferrenses que participam também, da competição.

Amistosos internacionais

Aproveitando o recesso do campeonato brasileiro, o Cruzeiro viajou aos Estados Unidos para dois amistosos. Na oportunidade mantém o elenco em atividade sob o comando do técnico interino Emerson Ávila, até que Cuca assuma a função.
Neste domingo o clube estrelado enfrentou em Massachusetts a equipe do New England revolution e venceu por 3 x 0. Wellington Paulista marcou os três tentos da partida, sendo um na primeira etapa e os outros na segunda.
O próximo compromisso da Raposa, na terra do Tio San, será na sexta-feira (18/06), às 22 horas -horário Brasília - contra o New York Red Bull em Nova Jersey.

sábado, 12 de junho de 2010

Polícia Militar devassa tráfico de drogas em Raul Soares

Pela manhã, os raul-soarenses foram cumprimentados pela cirene da Polícia Militar, que, com diversas viaturas, compareceram em variadas localidaes, portando Mandado de Busca e Apreensão e, assim foi realizada uma mega operação para prisão de elementos ligados ao tráfico de drogas, na cidade e região.
Viaturas de toda região, com policiais dispostos a desbaratar o tráfico de drogas, culminou com prisões de elevado número de suspeitos de delitos criminais, eletro-eletrônicos, bicicletas, motos, utensílios estes, possíveis de terem sido "moedas de troca" na aquisição, principalmenter de crack, que deixa o município, com a triste estatística absurda de comercialização e consumo.
Um trabalho perfeito e plausível, da gloriosa Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, agora, aqui em Raul Soares, sob novo comando, do Tenente Sanglard, que dessa forma, diz a que veio.
Parabéns à corporação e também aos Policiais Civis, a cidade agradece.
Aguardamos o desfecho, com detalhes, nos meios de comunicação da net local.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Você é um envelhescente?

(*) Mário Prata

Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 45 e 65) existe a ENVELHESCÊNCIA.
A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Nâo. Antes a envelhescência. E se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso.
Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?
Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.
Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso rítmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.
Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos...
Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.
Ninguém entende os adolescentes...Ninguém entende os envelhescentes...Ambos são irritadiços, se enervam com pouco.
Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
Às vezes, um adolescente tem um filho: é coisa precoce. Às vezes um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.
Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.
Quase todos adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhesdentes, também a contra-gosto, idem.
O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.
Ambos adoram deitar e acordar tarde.
O adolescente ama assistir a um show de artistas envelhescentes (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de uma artista adolescente (Rita Lee).
O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
Ambos bebem escondido.
Os adolescentes fumam maconha escondidos dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondidos dos filhos.
O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dias, está mentindo.
A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 45 aos 60. Depois sim, virá a velhice que nada mais é que a maturidade do envelhescente.
Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer: É UM ETERNO ENVELHESCENTE!
Que bom!


(*) Escritor Mário Prata, ex-funcionário do Banco do Brasil.


domingo, 6 de junho de 2010

Encerrada sétima rodada do brasileirão

A sétima rodada do brasileirão encerrou agora à noite, com o final das últimas três partidas e, o certame será interrompido, retornando após o desfecho da Copa do Mundo na África do Sul.

A rodada não foi boa para os rivais Atlético x Cruzeiro, onde o Galo, jogando no Mineirão, à tarde, perdeu para a surpresa do campeonato, o Ceará de PC Gusmão.
Apresentando um futebol de péssima qualidade, um meio campo desorganizado, o Atlético sofreu um gol na segunda etapa e não teve forças para empatar e tentar virar a partida. Perdeu em casa para o Ceará por 1 x 0, que assume a vice liderança, com os mesmos números de pontos do líder Corinthians.
Esse resultado deixa o time de Luxemburgo na zona do rebaixamento, juntamente com os outros Atléticos - do Paraná e Goiás - se juntando ao vasco.

Por sua vez, o Cruzeiro, jogando em Goiânia, contra o lanterna da competição, não fez por menos, jogou abaixo da crítica e perdeu por 2 x 1 para o Atlético-Go.
Um time atabalhoado em campo, meio campo sem criatividade, conseguiu um gol através de Wellington Paulista. Permanece com 9 pontos, na 11ª colocação.
Pelo visto, a lista de dispenas deve aumentar lá na toca e, queira a Raposa que nela se encontre Guerron, para alívio da torcida.

Sábado na série B pelos mineiros

O Coelho chegou no G-4 da série B, após vitória no confronto de ontem, na despedida do Mineirão e do zagueiro Danilo, que se transfere para o Santos.
Com um gol em cada tempo, o América derrotou o Vila Nova por 2 x 0, ambos marcados pela zaga - Fabrício e Gabriel - que além de ser a melhor da competição, mostrou que também sabe fazer gols.

Em Recife, o Ipatinga não foi bem e novamente perdeu na competição. O Náutico com dois tentos na segunda etapa venceu a partida por 2 x 0, ficando também no G-4, enquanto o Tigre fica na 18ª posição, com apenas 3 pontos.

sábado, 5 de junho de 2010

Notícia importante no "Redação Terra"


Notícias » Brasil » Brasil

Na avaliação da OAB, Ficha Limpa é válido para eleições de 2010
04 de junho de 2010 21h02 atualizado às 21h02


Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, defendeu nesta sexta-feira que a lei Ficha Limpa seja válida já para as eleições de outubro deste ano. O projeto que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça por meio de decisão colegiada - quando há mais de um juiz - foi sancionado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem vetos ao texto aprovado no Congresso.

Para Cavalcante, a proposta, cuja sanção será publicada na edição do Diário Oficial da próxima segunda-feira, é aplicada automaticamente no pleito de 2010 porque foi sancionada antes do prazo limite ao registro de candidaturas, que é 05 de julho.

"Não se trata de retroagir a lei para alcançar os mandatos daqueles que hoje ocupam cargos eletivos, mas aplicar a lei para as novas candidaturas, inclusive dos que hoje estão investidos de mandato e que quiserem se candidatar", disse. "E a entrada em vigor da lei para estas eleições repete o que aconteceu com a Lei das Inelegibilidades em 1990, que passou a valer no mesmo ano. Portanto, esse procedimento encontra total amparo na história constitucional do País."

O presidente nacional da OAB elogiou a sanção do projeto pelo presidente Lula. "A sanção do Ficha Limpa sem vetos demonstra que o presidente, tal e qual o Congresso Nacional, interpretou o sentimento de quase 2 milhões de eleitores, que por ele disseram: basta de corrupção", afirmou.

Dúvidas
O texto final aprovado pelo Senado em maio gerou dúvidas se a lei só valerá para candidatos que forem condenados a partir de agora ou se inclui também quem já tem as condenações previstas na redação. Também há dúvidas se a lei sancionada nesta sexta-feira já valerá para as próximas eleições. As divergências devem ser resolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Uma consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PMDB-AM) ao TSE no fim de maio questiona se a lei pode valer para o pleito de 2010 no caso de ser sancionada antes do dia 05 de julho - prazo limite para o registro de candidaturas. A resposta ao questionamento de Virgílio deve ser dada no plenário do Tribunal. O relator da matéria é o ministro Hamilton Carvalhido.

Outra consulta ao TSE, dessa vez feita pelo deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), traz seis perguntas sobre o mesmo tema. A relatoria é do ministro Arnaldo Versiani. De acordo com a assessoria de comunicação do TSE, se não fosse consultado, o órgão não teria a prerrogativa de se manifestar sobre a questão, já que a legislação eleitoral versa sobre o tema.

Segundo a lei, para ter validade, o texto deve ser sancionado no prazo máximo de um ano antes do pleito. As duas consultas feitas ao TSE deverão ser respondidas nas sessões plenárias do órgão, que ocorrem todas as terças e quintas-feiras à noite. No entanto, não há uma data prevista para a discussão.

Tramitação no Congresso
O Congresso Nacional concluiu no dia 19 de maio no Senado a aprovação do projeto, que torna inelegível candidato condenado em decisão colegiada por crimes contra a administração pública, o sistema financeiro, ilícitos eleitorais, de abuso de autoridade, prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, tortura, racismo, trabalho escravo ou formação de quadrilha.

No texto avalizado pelo Legislativo, o candidato pode, no entanto, eventualmente apresentar recurso, com efeito suspensivo, contra uma decisão de segunda instância que o tenha condenado por algum crime que acarrete em inelegibilidade. Essa alternativa ocorreria apenas "em casos em que existam evidências insofismáveis de que os recursos possam vir a ser providos".

O Ficha Limpa foi apresentado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral com mais de 1,6 milhão de assinaturas.

Redação Terra

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Atlético derrotado no sul do país

As duas equipes, Grêmio x Atlético, entraram em campo com desfalques e os gremistas lançaram mão até mesmo de atletas da base para montar a equipe. Mesmo com uma equipe bem mescalada, o tricolor gaúcho venceu a partida.
No início o Atlético assumiu o comando da partida, mas os erros de passes no congestionado meio campo do jogo atrapalho a equipe mineira, que sofreu o primeiro gol marcado por Hugo, num vacilo da zaga e antecipação do gremista. Ricardinho empatou com um chute de fora da área, após a bola desviar no adversário.
O segundo tempo ficou marcado por jogadas viris das equipes e o árbitro foi obrigado distribuir vários cartões amarelos. Hugo voltou a marcar para o Grêmio, novamente desviando a bola no meio da zaga, após cobrança de falta, decretando o placar final de 2 x 1.
O resultado deixa o Galo na incômoda zona de rebaixamento, enquanto já trabalha para o próximo compromisso, domingo no Mineirão, contra o vice da competição, o Ceará de PC Gusmão.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Noite fria no Mineirão e jogo sem gols

Pela sexta rodada do campeonato brasileiro, a Raposa recebeu no Mineirão, o Peixe da baixada santista e o placar não foi movimentado.
Na primeira etapa o Cruzeiro teve uma boa chance com Gil que observou a bola bater no travessão e sair pela linha de fundo, após cruzamento da direita. Um jogo disputado no meio campo, muitos passes errados dos dois lados. O Santos ameaçou apenas nos minutos iniciais num chute de André, abafado por Fábio.
O segundo tempo teve um jogo mais aberto, porém, a equipe celeste não conseguia fazer a bola chegar aos atacantes. Os santistas perderam um atleta com a expulsão de Marquinhos antes dos 30 minutos, mas, logo em seguida, Thiago Heleno se machucou num lance normal e permaneceu em campo até o final da partida, apenas para fazer número, já que Adilson Batista havia queimado as três susbstituições.
Final, empate em 0 x 0, mas, uma coisa ficou clara na apresentação da Raposa, maior dedicação dos jogadores em campo, deu outra performance à equipe, apesar dos desfalques.

Pela série B

O América buscava a liderança na série B do campeonato brasileiro, mas, não foi feliz, perdeu para a Portuguesa, no Canindé, caindo para a quinta posição.
Um jogo que a equipe mineira teve boas chances na primeira etapa e não foram aproveitadas, para no segundo tempo, num jogo tumultuado, com expulsões de ambos os lados, sofre o único gol que deu a vitória por 1 x 0 aos paulistas que chegaram à liderança, com os mesmo números de pontos do Bahia. Próximo compromisso do Coelho será contra o Vila Nova-GO.

Em Ipatinga, o Tigre respirou na competição, conseguindo sua primeira vitória, após derrotar o Guaratinguetá por 3 x 0. Busca a segunda vitória na próxima rodada diante do Náutico, em Recife, no sábado.