terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dia do Padroeiro




Vinte de janeiro no Brasil é sinônimo de feriado em vários municípios. Celebrado dentro das tradições religiosas, uma vez que São Sebastião tornou-se o padroeiro dessas comunidades. Raul Soares faz parte dessa "nata" que tem como "escudeiro" o Santo Guerreiro.
SÃO SEBASTIÃO, originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a pesequição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
Os festejos na cidade se deram durante toda a semana, com celebrações no Santuário, em seguida barracas com salgados e bingos beneficentes. Hoje, 20 de janeiro, a partir das sete horas da matina, ocorreu a primeira celebração, com missa a cargo do Padre José Miguel.
O tradicional leilão de bezerros que normalmente ocorre após a primeira missa do dia, foi adiado. Segundo informações dos organizadores, Adecélio Otoni e Paulo Pires, as estradas estão danificadadas em face das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, dificultando o transporte dos animais. Oportunamente será realizado o leilão e a comunidade será avisada com antecedência para que se tenha uma boa participação.
FOTOGRAFIAS: À esquerda o Santuário São Sebastião em Raul Soares, à direita uma das fotografias do Santo. (existem várias, com algumas distorções entre si).

Nenhum comentário: